Kely Cristina Rodrigues

CEO e fundadora da Patient Centricity Consulting, e retirar as bolinhas pretas antes das perguntas da entrevista.

CONFIRA A ENTREVISTA:

  • Como funciona a metodologia para implantação da experiência do paciente?

A Patient Centricity Consulting desenvolveu uma metodologia que aborda 3 pilares estratégicos: Sempre digo que não adianta estender o tapete vermelho para o paciente e causar um evento adverso, portanto primamos pela:

1. Segurança e Qualidade 

Segurança Assistencial são todos os estudos e práticas para a diminuição ou eliminação de riscos na assistência em saúde que podem causar danos ao paciente.

2. Atenção Centrada no Paciente – que significa saber se o

  • Tratamento é realizado com Compaixão, Dignidade e Respeito.
  • Cuidado é Coordenado
  • Cuidado é Personalizado (atender a pessoa e não a doença)
  • Existe Apoio ao Auto cuidado
  • Se a Decisão sobre o tratamento é compartilhada com o paciente.

 

3. Excelência na Jornada: existem milhares de fatores que podem ser considerados aqui, seguem alguns exemplos

  • Acesso físico e facilitado junto à Instituição e aos profissionais de saúde.
  • Atendimento de forma ágil.
  • Interação Humana
  • Informações e orientações necessárias para seu deslocamento durante a sua jornada.

 

  • Você poderia dar algum exemplo de case que demonstrará em sua palestra?

Vou citar alguns cases de experiência do paciente reconhecidos mundialmente como a Cleveland Clinic – EUA e o Hospital Saint Joan Déu de Barcelona e mostrar o caminho que foi trilhado.

Além de contar um pouco sobre cases que implantamos no Brasil. Desta forma ficará mais claro para os participantes entenderem que experiência é mais do que satisfazer os pacientes.

  • Diante da Covid-19, como os hospitais podem prestar um atendimento eficaz destinado a experiência do paciente?

A pandemia acelerou processos e nos mostrou formas distintas de atendimento que julgávamos quase que impossíveis. Os serviços de saúde tiveram que aderir a telemedicina, por exemplo, entre outros recursos tecnológicos, para poder atender e dar suporte ao maior número de pessoas possível. Os hospitais estão percebendo cada vez mais a importância da continuidade do cuidado (e não de cuidar somente do paciente quando ele está no hospital). Portanto a experiência do paciente será cada vez mais priorizada, mesmo diante deste cenário, e não somente para fidelizá-los, mas também para poder cuidar melhor. O cuidado não será mais como antes… essa é a única certeza que temos.

FÓRUM HOTELARIA E HOSPITALIDADE
08 DE JUNHO DE 2021
HORÁRIO: DAS 16H30 ÀS 17H15
METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE: CASES NACIONAIS E INTERNACIONAIS.