Carlos Henrique Carvalho

Presidente-executivo da ABRACOM

CONFIRA A ENTREVISTA:

O que muda no dia-a-dia das agências/assessoria de imprensa com a Lei Geral de Proteção de Dados?

A LGPD veio para ficar e, a meu ver, traz benefícios para as agências de comunicação e os profissionais do setor, embora em um primeiro momento a Lei pareça trazer apenas encargos para as empresas. É uma oportunidade para revisão de processos de tratamento de dados, exclusão de dados pessoais cujo uso não é fundamental para a atividade das empresas, organização de uma política de governança no tratamento de dados e ampliação da segurança relativa à tecnologia da informação. O setor de comunicação corporativa está entre os mais afetados pela LGPD pois faz uso intensivo de dados pessoais em mailings de imprensa, influenciadores e afins. Mas também é um segmento zeloso do sigilo das informações, especializado em prevenção de crises, o que nos torna um dos segmentos mais avançados em relação à implantação da LGPD.

Como a área de saúde, com enfoque na área de comunicação, pode se preparar quanto isso?

A comunicação tem papel fundamental na implantação da LGPD no setor de saúde. Além das medidas de segurança em tecnologia, os diversos segmentos da saúde devem contar com apoio especializado das agências de comunicação corporativa no diagnóstico das situações de tratamento de dados sensíveis, criação de protocolos de prevenção e gerenciamento de crises nos casos em que haja incidentes de vazamento de dados e no treinamento constante dos profissionais do setor.

Qual é o posicionamento da ABRACOM diante da Lei? Quais foram os materiais institucionais que a Associação realizou para contribuir ao segmento?

A Abracom acompanha o tema desde a entrada em vigor da lei europeia, a GPRD, que já afetou a operação de muitas agências brasileiras que atendem clientes internacionais. Também acompanhamos de perto da tramitação da lei brasileira e desde a promulgação da LGPD passamos a integrar a Frente Empresarial LGPD, que reúne mais de 70 entidades do setor privado, inclusive da área de saúde. Avaliamos a lei como positiva para a proteção da privacidade dos cidadãos e estamos contribuindo com as etapas de regulamentação da lei, mantendo diálogo com os conselheiros da ANPD via frente empresarial e levando sugestões para que a normatização leve em conta as dificuldades das pequenas e médias empresas. Em relação aos nossos associados, temos contrato de consultoria jurídica com realização de lives mensais com orientações, complementadas por dois documentos que trazem informações sobre as etapas necessárias para que uma agência esteja em conformidade com a LGPD.

FÓRUM COMUNICAÇÃO
09 DE JUNHO DE 2021
HORÁRIO: DAS 16H30 ÀS 19H
OS IMPACTOS DA LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS NA COMUNICAÇÃO