Luana Araujo

Médica em Doenças Infecciosas (Médica e Residente – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil), Mestre em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg e a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer.

*Saúde pública. Desenvolvo programas de assessoria médica e pedagógica em Doenças Infecciosas adaptados ao sistema público de saúde local. O objetivo é produzir melhores resultados no atendimento ao paciente e ter melhor eficiência no trabalho. Para isso, desenho ferramentas, materiais e soluções exclusivas para o desenvolvimento do sistema e da equipe local de profissionais de saúde, de acordo com seu perfil peculiar, para que esses profissionais tenham mais conhecimento, autonomia e segurança em sua prática diária.

Junto com as Secretarias de Saúde, reviso e crio fluxos adequados à realidade local, sua configuração geográfica, seus recursos e a qualidade da mão de obra disponível na área de diagnóstico, tratamento e, principalmente, prevenção de Doenças Infecciosas, com reflexos no emergência de resistência bacteriana.

Em conjunto com os departamentos de Vigilância Epidemiológica, identifico tendências e dificuldades, possibilitando que a equipe atue em circunstâncias específicas.

* Promoção de saúde. Dou palestras voluntariamente em escolas para crianças e adolescentes maiores de 12 anos sobre diversos aspectos das doenças infecciosas. O objetivo é promover, no médio prazo, uma população mais escolarizada e, portanto, mais capacitada para enfrentar os desafios que se avizinham.

CONGRESSO

08 de junho de 2021

Horário: Das 8h30 às 9h40

Ressignificando a gestão da saúde através das experiências adquiridas no enfrentamento à pandemia.