Edit

Programação sujeito a alteração

FÓRUM JURÍDICO - 06 DE JUNHO

O Fórum Jurídico Fehosp 2022 discutirá, no período da manhã, as teses jurídicas ainda não pacificadas, mas que estão ganhando corpo nos espaços judiciais. O principal objetivo é trazer diversas perspectivas sobre os temas em pauta para que advogados e departamentos jurídicos dos hospitais possam avaliar a pertinência das teses e ponderar sobre riscos e oportunidades. À tarde, serão discutidos dois temas de grande relevância para os hospitais: (a) normas que regulamentam o relacionamento entre agentes públicos e o setor privado sob a ótica do compliance; (b) apresentação de parecer elaborado pela CMB com a análise do atual cenário das imunidades tributárias (CEBAS).

09h às 11h
Quais teses jurídicas vêm sendo discutidas nos tribunais em busca do equilíbrio econômico financeiro dos contratos?
Palestrante: Teresa Gutierrez

Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Administrativo pela PUC/SP. Especialista em Medicamentos e Regulação pela Faculdade Oswaldo Cruz. Presidente da Comissão de Direito Sanitário da Ordem dos Advogados de Brasil, Seção São Paulo. Sócia do Machado Nunes Advogados.

Saiba Mais

Palestrante: Daniel Leite
Gerente da Monteiro e Monteiro advogados da Filial Rio de Janeiro. Graduado em Direito e Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE), Pós graduando (LLM) em Direito Processual Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e Pós graduando (LLM) em Direito Tributário pelo IBET.

Saiba Mais

11h às 11h30 – Coffee Break
11h30 às 13h
Projetos jurídicos de planejamento trabalhista: oportunidades de redução de custo e aumento de desempenho/satisfação dos colaboradores.
Palestrante: Fabiana Machado Gomes Basso
Advogada, pós-graduada e especialista em Direito do Trabalho e Sindical, Coordenadora da área trabalhista do MZ Advogados

Saiba Mais

Palestrante: Daniel Rocha Maia
Especialista em Direito Empresarial, sócio fundador da MZ Advogados

13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h30
Os desafios para colocar a LGPD em prática após quase um ano de vigência plena.
Palestrante: Marcelo Martins

Graduado em Mecânica pela UNIMEP, Pós-Graduado em Administração da Qualidade e Produtividade pela Salesiana Dom Bosco, e em Gestão Ambiental  pela ESALQ-USP, é fundador da Destra Consultoria, empresa com foco em implementação de sistemas de gestão e normas nacionais e internacionais, com uma trajetória de mais de 35 anos atuando nas áreas de qualidade, produção e processos nos mais diversos segmentos.

Saiba Mais

15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 17h30
Análise do atual cenário das imunidades tributárias / CEBAS – Apresentação e distribuição do parecer jurídico da CMB.
Palestrante: Kátia Rocha
Advogada especialista em direito da saúde, Presidente da FEDERASSANTAS.

Saiba Mais

Edit

Programação sujeito a alteração

FÓRUM - Controladoria - Finanças, Contabilidade e Custos - 06 de Junho

09h às 10h30
Mais Santas Casas, classificação das entidades, alimentação dos sistemas com plano de trabalho, metas e indicadores, utilização dos recursos e a prestação de contas.
Palestrantes: Osmar Mikio Moriwaki
Coordenador de Saúde
Coordenadoria de Regiões de Saúde/SES/SP
10h30 às 11h
Automação de NF com prefeituras – agilidade e redução de custos em toda a rotina hospitalar
Palestrante: Raphael Castro
Gerente Comercial na Wareline. MBA em Inteligência Comercial pela IBRAMERC Brazil. MBA em Gestão Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas. Gestão de Custos Hospitalares – PUCRS. Avaliador IQG Acreditação Hospitalar. Google Fundamentos de Marketing Digital. AWS (Amazon) Migrate Business

Saiba Mais

11h às 11h30 – Coffee Break
11h30 às 12h15
Hospitais filantrópicos: presente e futuro. Orçamentos globais para hospitais: Score da saúde.
Palestrante: Marcelo T. Carnielo

Diretor da Planisa, mestre em administração de empresas, graduado em administração de empresas, com especializações em controladoria, finanças, gestão de serviços de saúde, DRG (Diagnosis Related Groups) e em mecânica de precisão. Professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Com o propósito de aprender e melhorar o setor saúde.

Saiba Mais

12h15 às 13h
Case: Trino Saúde – A experiência na união de três entidades filantrópicas na criação de um plano de saúde.
Palestrante: Jamirson Avelar
CEO-Chief Executive Officer na Trino Saúde – Aliança Filantrópica de Assistência do ES

Saiba Mais

13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h30
Importância da contabilidade como instrumento para a captação de recursos e o processo de prestação de contas.
Palestrante: Carina Carvalho de Jesus

Administradora Hospitalar com especialização em Controladoria.

22 anos de atuação focada na área administrativa e financeira de instituições hospitalares: Controladoria, Finanças, Atendimento, Faturamento, Custos e Orçamento.

Atuou durante 4 anos em uma grande consultoria na área da saúde – Deloitte.

Saiba Mais

Palestrante: Deise Lins Rifahi
Servidora do Tribunal de Contas de Contas do Estado de São Paulo.

15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 17h30
Contrato x convênio, como migrar para o instrumento correto de contratação junto ao Sistema Único de Saúde, como tratar as subvenções no contrato.
Palestrante: Mauro Junqueira
Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS

Saiba Mais

Palestrante: Deise Lins Rifahi
Servidora do Tribunal de Contas de Contas do Estado de São Paulo.

Edit

Programação sujeito a alteração

FÓRUM - Governança Clínica - 06 de Junho

09h às 10h
Liderança, gestão e inovação na governança clínica: desafios e o caminho a ser trilhado
Palestrante: A confirmar
10h às 11h
O papel da governança clínica na entrega de valor e controle do desperdício – Trilha da sustentabilidade
Palestrantes: Mara Machado

Diretora de Conhecimento do Instituto Qualisa de
Gestão – IQG
Coordenadora do Programa Brasileiro de Segurança do
Paciente – PBSP
Membro da Academia Brasileira de Qualidade – ABQ

Saiba Mais

11h às 11h30 – Coffee Break
11h30 às 12h30
Práticas inspiradoras de governança clínica para a entrega de valor e resultados – Experiências exitosas.
Palestrantes: Dr. Felipe Tolaine

Médico e mestre em Gestão de Serviço de Saúde e Diretor Técnico do IQG

Saiba Mais

12h30 às 13h
Bases para Implantação de Governança Clínica.
Palestrante: Marcos Reis

Diretor de Consultoria e Cursos na GESTI SOLUÇÕES EM SAÚDE.

13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h20
O DRG como ferramenta para a tomada de decisão
Palestrante: Paulo de Oliveira

Formado pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). Especialista em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e em terapia intensiva pela Universidade Estadual de Campinas e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Atualmente, Diretor Técnico do HFC – Saúde.

Saiba Mais

15h30 às 16h – Perguntas e Respostas
15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 16h50
A polissemia da governança clínica
Palestrante: Luana Araújo
Médica em Doenças Infecciosas (Médica e Residente – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil), Mestre em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg e a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer. Consultora em Saúde Pública Global, Palestrante, Professora, Analytics Medical Consultant, Hospital Albert Einstein.

Saiba Mais

16h50 às 17h20
A importância da transformação digital na Governança Clínica.
Palestrante: Jeff Plentz
Empreendedor serial com mais de 30 anos de experiência nas áreas de negócios, inovação, relações governamentais e consultoria em empresas. Já desenvolveu negócios em mais de 60 países e, desde 2015, está totalmente focado em investimentos em ciência, tecnologia e inovação no setor de healthtechs.
É formado em Tecnologia pela Universidade Mackenzie e em Engenharia pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR-SP), com MBA pela PUC – SP e especialização e-Business pela Universidade de Irvine, na Califórnia. Atualmente é doutorando na área da saúde pela UFCSPA.
Também é vice-presidente da High Technology Crime Investigation Association (HTCIA) no Brasil e consultor da Comissão Europeia representando a América Latina no comitê e-Skills. Já foi consultor da Unesco para a construção de políticas públicas de inovação para o Brasil e da presidência da República para a definição de modelos de gestão de conhecimento para atendimento unificado ao cidadão.

Saiba Mais

Edit

Programação sujeito a alteração

FÓRUM - Cadeia de Suprimentos - Compras, Almoxarifado e Farmácia - 06 de Junho

Gestores de Suprimentos são responsáveis por garantir a estrutura necessária para que um produto, bem ou serviço seja disponibilizado ao usuário com rapidez, segurança e preço justo, sendo impactados diariamente por novas tecnologias, oportunidades de negócio e os mais variados modelos de gestão; logo, torna-se imperiosa a permanente atualização profissional visto que as margens de ganhos estão cada vez mais reduzidas. A cadeia de suprimentos é repleta de desafios e oportunidades e certamente ainda temos muitas chances para a evolução e melhoria dos níveis de serviços.
A proposta é apresentar conhecimentos e habilidades para explorar as potencialidades das principais ferramentas de apoio à logística e da gestão da cadeia de suprimentos, da infraestrutura, da tecnologia e metodologias aplicadas e redes integradas com ampla visão dos desafios inerentes à moderna logística brasileira.

09h às 09h40
Hospitais saudáveis/Compras Sustentáveis – Como a certificação pode transformar o setor de saúde em exemplos para a sociedade.
Palestrantes: A confirmar
09h40 às 10h20
Como transformar a área de suprimentos e logística em área estratégica da organização
Palestrante: João Fábio Bianchi Garcia Filho
Compras | Operações e Facilities | Supply Chain | Planejamento e S&OP | Strategic Sourcing
10h20 às 11h
Alto custo, transparência nos processos, regras definidas de Compliance, quais os próximos estágios para evoluir os processos da gestão de OPME.
Palestrante: Márcio do Espírito Santo

CEO/Diretor Administrativo do Hospital Regional do Vale do Paraíba.

Saiba Mais

Palestrante: Joselito Cardoso

Diretor Comercial/Novos Negócios da Inpart Saúde

Saiba Mais

Palestrante: Laureci Lopes

Gerente de Licitações/Contratos – Medtronic

Saiba Mais

11h às 11h30 – Coffee Break
11h30 às 13h
Utilização de metodologias ágeis na cadeia de logística e suprimentos.
Palestrante: Junior Rodrigues
Exponencializando a Jornada de Transformação / Head de Agilidade & Operações / Mentor Autor / Palestrante / Professor / Facilitador / Eterno aprendiz.

Saiba Mais

Palestrante: Leonisa Scholz Obrusnik

Diretora de Suprimentos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Coordenadora do Comitê de Relações com Fornecedores da ANAHP

Saiba Mais

13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h10
Principais ações para a gestão eficaz de estoque no ambiente hospitalar.
Palestrante: Diego Ferreira de Luna
Gerente de suprimentos no Hcor

Saiba Mais

15h10 as 16h
Como transformar a Gestão da Cadeia de Suprimentos mais ágil, flexível e transparente: Cases de sucesso do Hospital Sírio-Libanês
Palestrante: Anderson Cremasco

Administrador Hospitalar, pós-graduado em Finanças, MBA em Logística, MBA em Gestão em Saúde e atualmente está cursando mestrado em gestão.

Possui mais de 20 anos de experiência na área de gestão hospitalar e atualmente ocupa a posição de Diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities no Hospital Sírio-Libanês/SP.

Saiba Mais

16h às 16h20 – Coffee Break
16h20 às 17h20
Projeto Consolida: mais Integração, mais resultado, mais cuidado através da eficiência na gestão de suprimentos
Palestrante: Alberto Lott
Partner | Health Services at FALCONI

Saiba Mais

Palestrante:  Mário César Homsi Bernardes
Diretor Geral da CMB – Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas.

17h20 às 17h30 – Perguntas e Respostas
Edit

Programação sujeito a alteração

FÓRUM - Hotelaria e Hospitalidade - 06 de Junho

O Fórum de Hotelaria Hospitalar em 2022 tem como propósito demonstrar a grande relevância da gestão por processos, monitoramento de indicadores, clareza na interface entre os serviços assistenciais e administrativos com a área hoteleira, bem como a otimização de custos. Como consequência teremos melhor desempenho e produtividade dos setores hoteleiros e melhores resultados da organização hospitalar, além da melhoria da qualidade no atendimento, uma vez alinhados os processos que agregam valor ao cliente. Também pretende demonstrar o legado deixado pela pandemia.

09 às 10h
Gestão por processo: a importância da interface entre serviços assistência e de apoio no ambiente hospitalar.
Palestrante: Marconi M. de Freitas

Coordenador de serviços de Hotelaria e Hospitalidade pelo Sabará Hospital Infantil. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar.

Saiba Mais

10h às 11h
Gestão de Leitos: a interação com as áreas como estratégia para alavancar a produtividade.
Palestrante: Kely Fabiana de Souza Gonçalves

Enfermeira especialista em Hotelaria

11h às 11h30 – Coffee Break
11h30 às 12h30
Otimização de custos na hotelaria hospitalar.
Palestrante: Rosângela Cristina Dias
Gerente de Governança – Hospital BP Paulista
Experiência profissional no segmento de Hotelaria Hospitalar, gerenciando as áreas de higienização, resíduos sólidos, controle de pragas, rouparia, enxoval, paisagismo, gestão dos contratos, gestão de custos das contas matriciais e análise do DRE.

Saiba Mais

12h30 às 13h
Aventais Reutilizáveis / RFID
Palestrante: Juliano Fontagnelo
Superintendente de Experiência do Cliente e Marketing na ELIS

Palestrante: Gisele Silva

Gerente de Relacionamento com cliente corporativo Elis, comunicóloga formada pela PUC – MG. Experiência de 16 anos na gestão e relacionamento com cliente hospitalares no segmento de lavanderia e, 8 anos de vivência hospitalar na área de hotelaria e atendimento ao cliente. Especialista em gestão do enxoval hospitalar.

Saiba Mais

13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h30
Indicadores de hotelaria hospitalar: análise da eficiência operacional e impacto nas estratégias institucionais.
Palestrante: Abgair Lima
Graduada em Administração Hospitalar, com especialização em Qualidade em Serviços de Saúde, Administração Hoteleira, Facilities/Hotelaria Hospitalar e Gestão de Negócios de Saúde. Carreira desenvolvida em Gestão de Serviços Administrativos e Operações em hospitais de médio e grande porte em várias cidades/Estados.

Saiba Mais

15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 17h30
Mesa Redonda com todos os palestrantes: O legado da pandemia para os serviços de apoio
Edit

Programação sujeito a alteração

FÓRUM - Gestão de Pessoas 06 de Junho

Nunca foi tão necessário conhecer o ser humano e respeitar suas particularidades no mercado de trabalho quanto atualmente. Com a pandemia da Covid-19 as relações familiares e profissionais foram profundamente modificadas pelas consequências do isolamento social e também do distanciamento necessário entre as pessoas e os cuidados redobrados no hospital para resguardar a saúde de todos.
As palavras empatia, comunicação e tecnologia ganharam grande importância quando pensamos na Gestão de Pessoas nas empresas. O modelo tradicional de lidar com o ser humano se mostra cada vez mais ineficaz. O “top down” vem dando lugar a uma necessária cultura de confiança. Para isso, a boa comunicação, o respeito à diversidade, o aprendizado constante e o interesse genuíno por cada indivíduo do grupo são fundamentais para acolher, direcionar e obter resultados num momento em que a pandemia vem exigindo um esforço cada vez maior de todos.

09 às 10h30
Cultura da confiança: o melhor das pessoas PARA as pessoas
Palestrante: Rogério Babler
Sócio e Diretor Geral da mhconsult. Sócio do Instituto de Neuroliderança. Engenheiro Industrial com MBA FGV-RJ. Experiência como Executivo de RH, Estratégia e Vendas na Philips. Professor de Pós Graduação em Liderança, Estratégia e Neuroliderança. Palestrante no CBTD, SBTD | outros fóruns sobrecapital humano. Co-criador do programa “Neuroliderança 360º”.

Saiba Mais

10h30 às 11h
Formas de contratação de Médicos para Hospitais e Operadoras.
Palestrante: Dr. Rodrigo Rossini

Médico Emergencista titulado pela ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) e graduado pela USP-SP

-Advogado Graduado pela USP-SP

-Sócio Fundador Humanitar Serviços Médicos -desde 2013- terceirização e gestão de mão-de-obra médica

-Sócio Fundador Libonatti e Rossini Advogados – escritório especializado em Direito Médico

-MBA Gestão em Saude – Einstein

Saiba Mais

11h às 11h30 – Coffee Break
11h30 às 12h30
Tomada de decisão – uma competência que transforma
Palestrante: Marcus Vinícius Martins

  • Fundador do Instituto Brasileiro de Tomada de Decisão
  • Diretor de Conteúdo da mhconsult/SP
  • Administrador com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FIA/USP
  • Atuou durante mais de 30 anos como executivo e gestor de equipes multidisciplinares em empresas brasileiras multinacionais.
  • Possui sólida experiência no desenvolvimento de conteúdos e implantação de Programas de Desenvolvimento de Líderes
  • Autor da metodologia do Guia Prático para Tomada de Decisão
  • Mentor e Consultor

Saiba Mais

12h30 às 13h
Consultoria especializada, pode ajudar os Hospitais na gestão de pessoas?
Palestrante: Cátia Horsts

liderou times comerciais de sucesso no segmento de sistemas de tecnologia, antes de fundar em 2011 a RHOPEN, uma consultoria full servisse, com mais de 150 colaboradores, especializada em soluções de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.

Em 2020, a RHOPEN foi reconhecida pelo Great Place to Work como a melhor empresa para se trabalhar no Espírito Santo – a única entre as 15 listadas no ranking do estado fundada e dirigida por mulheres.

No mesmo ano, a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios listou a consultoria como a 40ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil.

Saiba Mais

13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h30
O papel da liderança e das organizações na prevenção da Síndrome de BURNOUT.
Palestrante: Samira Sahid

Empresária, fundadora da Granted Executive Development, especialista no desenvolvimento de competências sócioemocionais com foco no universo corporativo e empresarial, Mestranda em Neuromarketing pela Florida C. University (USA), Graduanda em Psicologia pela FMU, com Formação executiva em Gestão de empresas familiares pelo INSPER. Samira Sahid já treinou executivos de grandes corporações como GoPro, Embraer, Swarovski, Ford e Cury.

15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 17h30
Jornada do Colaborador e Employer Branding: do engajamento à promoção da marca.
Palestrante: Cosme Peres

Superintendente de Pessoas e Serviços da Unimed Vitória e Diretor-Executivo do Instituto Unimed Vitória.

Saiba Mais