Diretor do DAHU
Jurídico
09h às 17h30Controladoria - Finanças, Contabilidade e Custos
09h às 17h30Governança Clínica
09h às 17h30Cadeia de Suprimentos
09h às 17h30Hotelaria e Hospitalidade
09h às 17h30Gestão de Pessoas
09h às 17h30Programação sujeito a alteração
O Fórum Jurídico Fehosp 2022 discutirá, no período da manhã, as teses jurídicas ainda não pacificadas, mas que estão ganhando corpo nos espaços judiciais. O principal objetivo é trazer diversas perspectivas sobre os temas em pauta para que advogados e departamentos jurídicos dos hospitais possam avaliar a pertinência das teses e ponderar sobre riscos e oportunidades. À tarde, serão discutidos dois temas de grande relevância para os hospitais: (a) normas que regulamentam o relacionamento entre agentes públicos e o setor privado sob a ótica do compliance; (b) apresentação de parecer elaborado pela CMB com a análise do atual cenário das imunidades tributárias (CEBAS).
09h às 11h |
Quais teses jurídicas vêm sendo discutidas nos tribunais em busca do equilíbrio econômico financeiro dos contratos? |
Palestrante: Teresa Gutierrez
Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Administrativo pela PUC/SP. Especialista em Medicamentos e Regulação pela Faculdade Oswaldo Cruz. Presidente da Comissão de Direito Sanitário da Ordem dos Advogados de Brasil, Seção São Paulo. Sócia do Machado Nunes Advogados. Palestrante: Daniel Leite |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 13h |
Projetos jurídicos de planejamento trabalhista: oportunidades de redução de custo e aumento de desempenho/satisfação dos colaboradores. |
Palestrante: Fabiana Machado Gomes Basso Advogada, pós-graduada e especialista em Direito do Trabalho e Sindical, Coordenadora da área trabalhista do MZ Advogados Palestrante: Daniel Rocha Maia |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
Os desafios para colocar a LGPD em prática após quase um ano de vigência plena. |
Palestrante: Marcelo Martins
Graduado em Mecânica pela UNIMEP, Pós-Graduado em Administração da Qualidade e Produtividade pela Salesiana Dom Bosco, e em Gestão Ambiental pela ESALQ-USP, é fundador da Destra Consultoria, empresa com foco em implementação de sistemas de gestão e normas nacionais e internacionais, com uma trajetória de mais de 35 anos atuando nas áreas de qualidade, produção e processos nos mais diversos segmentos. |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 17h30 |
Análise do atual cenário das imunidades tributárias / CEBAS – Apresentação e distribuição do parecer jurídico da CMB. |
Palestrante: Kátia Rocha Advogada especialista em direito da saúde, Presidente da FEDERASSANTAS. |
Programação sujeito a alteração
09h às 10h30 |
Mais Santas Casas, classificação das entidades, alimentação dos sistemas com plano de trabalho, metas e indicadores, utilização dos recursos e a prestação de contas. |
Palestrantes: Osmar Mikio Moriwaki Coordenador de Saúde Coordenadoria de Regiões de Saúde/SES/SP |
10h30 às 11h |
Automação de NF com prefeituras – agilidade e redução de custos em toda a rotina hospitalar |
Palestrante: Raphael Castro Gerente Comercial na Wareline. MBA em Inteligência Comercial pela IBRAMERC Brazil. MBA em Gestão Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas. Gestão de Custos Hospitalares – PUCRS. Avaliador IQG Acreditação Hospitalar. Google Fundamentos de Marketing Digital. AWS (Amazon) Migrate Business |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 12h15 |
Valor em saúde: uma perspectiva da gestão de custos hospitalares |
Palestrante: Marcelo T. Carnielo
Diretor da Planisa, mestre em administração de empresas, graduado em administração de empresas, com especializações em controladoria, finanças, gestão de serviços de saúde, DRG (Diagnosis Related Groups) e em mecânica de precisão. Professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Com o propósito de aprender e melhorar o setor saúde. |
12h15 às 13h |
Case: Trino Saúde – A experiência na união de três entidades filantrópicas na criação de um plano de saúde. |
Palestrante: Jamirson Avelar CEO-Chief Executive Officer na Trino Saúde – Aliança Filantrópica de Assistência do ES |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
Importância da contabilidade como instrumento para a captação de recursos e o processo de prestação de contas. |
Palestrante: Carina Carvalho de Jesus
Administradora Hospitalar com especialização em Controladoria. 22 anos de atuação focada na área administrativa e financeira de instituições hospitalares: Controladoria, Finanças, Atendimento, Faturamento, Custos e Orçamento. Atuou durante 4 anos em uma grande consultoria na área da saúde – Deloitte. Palestrante: Deise Lins Rifahi |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 17h30 |
Contrato x convênio, como migrar para o instrumento correto de contratação junto ao Sistema Único de Saúde, como tratar as subvenções no contrato. |
Palestrante: Mauro Junqueira Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS Palestrante: Deise Lins Rifahi Palestrante: Brunno Ferreira Carrijo Diretor do DAHU |
Programação sujeito a alteração
09h às 10h |
Liderança, gestão e inovação na governança clínica: desafios e o caminho a ser trilhado |
Palestrante: A confirmar |
10h às 11h |
O papel da governança clínica na entrega de valor e controle do desperdício – Trilha da sustentabilidade |
Palestrantes: Mara Machado
Diretora de Conhecimento do Instituto Qualisa de |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 12h30 |
Práticas inspiradoras de governança clínica para a entrega de valor e resultados – Experiências exitosas. |
Palestrantes: Dr. Felipe Tolaine
Médico e mestre em Gestão de Serviço de Saúde e Diretor Técnico do IQG |
12h30 às 13h |
Bases para Implantação de Governança Clínica. |
Palestrante: Marcos Reis
Diretor de Consultoria e Cursos na GESTI SOLUÇÕES EM SAÚDE. |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h20 |
O DRG como ferramenta para a tomada de decisão |
Palestrante: Paulo de Oliveira
Formado pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). Especialista em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e em terapia intensiva pela Universidade Estadual de Campinas e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Atualmente, Diretor Técnico do HFC – Saúde. |
15h30 às 16h – Perguntas e Respostas |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 16h50 |
A polissemia da governança clínica |
Palestrante: Luana Araújo Médica em Doenças Infecciosas (Médica e Residente – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil), Mestre em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg e a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer. Consultora em Saúde Pública Global, Palestrante, Professora, Analytics Medical Consultant, Hospital Albert Einstein. |
16h50 às 17h20 |
A importância da transformação digital na Governança Clínica. |
Palestrante: Jeff Plentz Empreendedor serial com mais de 30 anos de experiência nas áreas de negócios, inovação, relações governamentais e consultoria em empresas. Já desenvolveu negócios em mais de 60 países e, desde 2015, está totalmente focado em investimentos em ciência, tecnologia e inovação no setor de healthtechs. É formado em Tecnologia pela Universidade Mackenzie e em Engenharia pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR-SP), com MBA pela PUC – SP e especialização e-Business pela Universidade de Irvine, na Califórnia. Atualmente é doutorando na área da saúde pela UFCSPA. Também é vice-presidente da High Technology Crime Investigation Association (HTCIA) no Brasil e consultor da Comissão Europeia representando a América Latina no comitê e-Skills. Já foi consultor da Unesco para a construção de políticas públicas de inovação para o Brasil e da presidência da República para a definição de modelos de gestão de conhecimento para atendimento unificado ao cidadão. |
Programação sujeito a alteração
Gestores de Suprimentos são responsáveis por garantir a estrutura necessária para que um produto, bem ou serviço seja disponibilizado ao usuário com rapidez, segurança e preço justo, sendo impactados diariamente por novas tecnologias, oportunidades de negócio e os mais variados modelos de gestão; logo, torna-se imperiosa a permanente atualização profissional visto que as margens de ganhos estão cada vez mais reduzidas. A cadeia de suprimentos é repleta de desafios e oportunidades e certamente ainda temos muitas chances para a evolução e melhoria dos níveis de serviços.
A proposta é apresentar conhecimentos e habilidades para explorar as potencialidades das principais ferramentas de apoio à logística e da gestão da cadeia de suprimentos, da infraestrutura, da tecnologia e metodologias aplicadas e redes integradas com ampla visão dos desafios inerentes à moderna logística brasileira.
09h às 09h40 |
Hospitais saudáveis/Compras Sustentáveis – Como a certificação pode transformar o setor de saúde em exemplos para a sociedade. |
Palestrantes: A confirmar |
09h40 às 10h20 |
Como transformar a área de suprimentos e logística em área estratégica da organização |
Palestrante: João Fábio Bianchi Garcia Filho Compras | Operações e Facilities | Supply Chain | Planejamento e S&OP | Strategic Sourcing |
10h20 às 11h |
Alto custo, transparência nos processos, regras definidas de Compliance, quais os próximos estágios para evoluir os processos da gestão de OPME. |
Palestrante: Márcio do Espírito Santo
CEO/Diretor Administrativo do Hospital Regional do Vale do Paraíba. Palestrante: Joselito Cardoso Diretor Comercial/Novos Negócios da Inpart Saúde Palestrante: Laureci Lopes Gerente de Licitações/Contratos – Medtronic |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 13h |
Utilização de metodologias ágeis na cadeia de logística e suprimentos. |
Palestrante: Junior Rodrigues Exponencializando a Jornada de Transformação / Head de Agilidade & Operações / Mentor Autor / Palestrante / Professor / Facilitador / Eterno aprendiz. Palestrante: Leonisa Scholz Obrusnik Diretora de Suprimentos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Coordenadora do Comitê de Relações com Fornecedores da ANAHP |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h10 |
Principais ações para a gestão eficaz de estoque no ambiente hospitalar. |
Palestrante: Diego Ferreira de Luna Gerente de suprimentos no Hcor |
15h10 as 16h |
Como transformar a Gestão da Cadeia de Suprimentos mais ágil, flexível e transparente: Cases de sucesso do Hospital Sírio-Libanês |
Palestrante: Anderson Cremasco
Administrador Hospitalar, pós-graduado em Finanças, MBA em Logística, MBA em Gestão em Saúde e atualmente está cursando mestrado em gestão. Possui mais de 20 anos de experiência na área de gestão hospitalar e atualmente ocupa a posição de Diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities no Hospital Sírio-Libanês/SP. |
16h às 16h20 – Coffee Break |
16h20 às 17h20 |
Projeto Consolida: mais Integração, mais resultado, mais cuidado através da eficiência na gestão de suprimentos |
Palestrante: Alberto Lott Partner | Health Services at FALCONI Palestrante: Mário César Homsi Bernardes |
17h20 às 17h30 – Perguntas e Respostas |
Programação sujeito a alteração
O Fórum de Hotelaria Hospitalar em 2022 tem como propósito demonstrar a grande relevância da gestão por processos, monitoramento de indicadores, clareza na interface entre os serviços assistenciais e administrativos com a área hoteleira, bem como a otimização de custos. Como consequência teremos melhor desempenho e produtividade dos setores hoteleiros e melhores resultados da organização hospitalar, além da melhoria da qualidade no atendimento, uma vez alinhados os processos que agregam valor ao cliente. Também pretende demonstrar o legado deixado pela pandemia.
09 às 10h |
Gestão por processo: a importância da interface entre serviços assistência e de apoio no ambiente hospitalar. |
Palestrante: Fabiana Cândido Reis
Proprietária da empresa T-CUIDO® |
10h às 11h |
Gestão de Leitos: a interação com as áreas como estratégia para alavancar a produtividade. |
Palestrante: Kely Fabiana de Souza Gonçalves
Enfermeira especialista em Hotelaria |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 12h30 |
Otimização de custos na hotelaria hospitalar. |
Palestrante: Rosângela Cristina Dias Gerente de Governança – Hospital BP Paulista Experiência profissional no segmento de Hotelaria Hospitalar, gerenciando as áreas de higienização, resíduos sólidos, controle de pragas, rouparia, enxoval, paisagismo, gestão dos contratos, gestão de custos das contas matriciais e análise do DRE. |
12h30 às 13h |
Aventais Reutilizáveis / RFID |
Palestrante: Juliano Fontagnelo Superintendente de Experiência do Cliente e Marketing na ELIS Palestrante: Gisele Silva Gerente de Relacionamento com cliente corporativo Elis, comunicóloga formada pela PUC – MG. Experiência de 16 anos na gestão e relacionamento com cliente hospitalares no segmento de lavanderia e, 8 anos de vivência hospitalar na área de hotelaria e atendimento ao cliente. Especialista em gestão do enxoval hospitalar. |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
Indicadores de hotelaria hospitalar: análise da eficiência operacional e impacto nas estratégias institucionais. |
Palestrante: Abgair Lima Graduada em Administração Hospitalar, com especialização em Qualidade em Serviços de Saúde, Administração Hoteleira, Facilities/Hotelaria Hospitalar e Gestão de Negócios de Saúde. Carreira desenvolvida em Gestão de Serviços Administrativos e Operações em hospitais de médio e grande porte em várias cidades/Estados. |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 17h30 |
Mesa Redonda com todos os palestrantes: O legado da pandemia para os serviços de apoio |
Programação sujeito a alteração
Nunca foi tão necessário conhecer o ser humano e respeitar suas particularidades no mercado de trabalho quanto atualmente. Com a pandemia da Covid-19 as relações familiares e profissionais foram profundamente modificadas pelas consequências do isolamento social e também do distanciamento necessário entre as pessoas e os cuidados redobrados no hospital para resguardar a saúde de todos.
As palavras empatia, comunicação e tecnologia ganharam grande importância quando pensamos na Gestão de Pessoas nas empresas. O modelo tradicional de lidar com o ser humano se mostra cada vez mais ineficaz. O “top down” vem dando lugar a uma necessária cultura de confiança. Para isso, a boa comunicação, o respeito à diversidade, o aprendizado constante e o interesse genuíno por cada indivíduo do grupo são fundamentais para acolher, direcionar e obter resultados num momento em que a pandemia vem exigindo um esforço cada vez maior de todos.
09 às 10h30 |
Cultura da confiança: o melhor das pessoas PARA as pessoas |
Palestrante: Rogério Babler Sócio e Diretor Geral da mhconsult. Sócio do Instituto de Neuroliderança. Engenheiro Industrial com MBA FGV-RJ. Experiência como Executivo de RH, Estratégia e Vendas na Philips. Professor de Pós Graduação em Liderança, Estratégia e Neuroliderança. Palestrante no CBTD, SBTD | outros fóruns sobrecapital humano. Co-criador do programa “Neuroliderança 360º”. |
10h30 às 11h |
Formas de contratação de Médicos para Hospitais e Operadoras. |
Palestrante: Dr. Rodrigo Rossini
Médico Emergencista titulado pela ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) e graduado pela USP-SP -Advogado Graduado pela USP-SP -Sócio Fundador Humanitar Serviços Médicos -desde 2013- terceirização e gestão de mão-de-obra médica -Sócio Fundador Libonatti e Rossini Advogados – escritório especializado em Direito Médico -MBA Gestão em Saude – Einstein |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 12h30 |
Tomada de decisão – uma competência que transforma |
Palestrante: Marcus Vinícius Martins
|
12h30 às 13h |
Consultoria especializada, pode ajudar os Hospitais na gestão de pessoas? |
Palestrante: Cátia Horsts
liderou times comerciais de sucesso no segmento de sistemas de tecnologia, antes de fundar em 2011 a RHOPEN, uma consultoria full servisse, com mais de 150 colaboradores, especializada em soluções de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Em 2020, a RHOPEN foi reconhecida pelo Great Place to Work como a melhor empresa para se trabalhar no Espírito Santo – a única entre as 15 listadas no ranking do estado fundada e dirigida por mulheres. No mesmo ano, a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios listou a consultoria como a 40ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil. |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
O papel da liderança e das organizações na prevenção da Síndrome de BURNOUT. |
Palestrante: Samira Sahid
Empresária, fundadora da Granted Executive Development, especialista no desenvolvimento de competências sócioemocionais com foco no universo corporativo e empresarial, Mestranda em Neuromarketing pela Florida C. University (USA), Graduanda em Psicologia pela FMU, com Formação executiva em Gestão de empresas familiares pelo INSPER. Samira Sahid já treinou executivos de grandes corporações como GoPro, Embraer, Swarovski, Ford e Cury. |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 17h30 |
Jornada do Colaborador e Employer Branding: do engajamento à promoção da marca. |
Palestrante: Cosme Peres
Superintendente de Pessoas e Serviços da Unimed Vitória e Diretor-Executivo do Instituto Unimed Vitória. |