Chefe do departamento responsável pelas iniciativas e financiamentos do BNDES para o Complexo da Saúde.
Programação sujeito a alteração
Sabemos que a origem do nome remonta ao termo: amor à humanidade e, neste contexto, nada mais significativo iniciar as mesas temáticas do 31º Congresso Fehosp com aquilo que nos é mais caro e que nos impulsiona toda caminhada no setor de saúde, ou seja, a singularidade das ações voltadas às pessoas.
Portanto, havemos que repensar nossas atitudes enquanto líderes de Santas Casas e Hospitais Beneficentes e oportunizar as parcerias estratégicas, posto que os desafios são gigantescos e os recursos cada vez mais escassos.
Tudo isso demanda de cada liderança perceber o momento atual e prospectar o futuro trazendo novos modelos de negócio e capacitando nossas equipes a fim de que mantenham o propósito missionário das Santas Casas e Hospitais Beneficentes.
Neste eixo, então, vivenciaremos o legado e entenderemos quais são os pontos principais para a mudança ou atualização de nossos modelos mentais e de negócio que impulsionem uma filantropia sustentável.
08h30 às 09h30 |
Um novo olhar sobre a filantropia na saúde. |
Palestrante: Fernando Torelly CEO do HCor Palestrante: Luana Araujo Médica em Doenças Infecciosas ( Médica e Residente – Universidade Federal do Rio de Janeiro – ufrj, Brasil), Mestre em Saúde Pública pela Johns Hopkins Bloomberg e a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer. |
09h30 às 10h |
Case de Sucesso com premiação |
10h às 10h30 – Perguntas e Respostas |
10h30 às 11h – Coffee Break |
11h às 12h |
Um futuro transformador requer um novo líder |
Palestrante: Antonio Muniz Líder de tecnologia e agilidade, idealizador e autor de 16 livros, palestrante e professor de MBA |
12h às 12h30 – Perguntas e Respostas |
12h30 às 14h30 – Almoço |
Muitas vezes, somos levados a pensar que tecnologia e inovação são “sinônimos”, mas inovar nada mais é do que tornar novo, renovar e restaurar, ou seja, é fazer algo como não era feito antes; já tecnologia, é um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas.
Dito isto, precisamos refletir sobre o grau de envolvimento das lideranças nos processos de inovação e incorporação de tecnologias e perceber como essas duas vertentes são conduzidas nas organizações de saúde.
Assim, neste eixo, serão apresentadas soluções que permitirão desmistificar os conceitos de inovação e tecnologia para o fortalecimento da gestão dos serviços de saúde, como esses termos permeiam as organizações e são capilarizados nas operações, inclusive o impacto na cultura organizacional, os insights para alavancar os serviços, controles, segurança e exponenciação dos resultados.
Para tanto, o líder em saúde precisa conhecer o seu negócio por meio de indicadores e oportunizar soluções que visem ampliar a capacidade analítica para a tomada de decisões estratégicas, conhecendo soluções viáveis que passam pela automação e pela (re)configuração da mente das lideranças.
O que se busca é compromisso permanente com a competitividade mantendo os talentos humanos e exponenciando os resultados.
14h30 às 15h30 |
Comprometimento com a cultura da inovação para transformação da gestão da saúde. |
Palestrante: Venâncio Jacinto Guimarães Neto
Administração de Empresas pelo Insper, com pós-graduação pela Fia-USP e MBA pelo próprio Insper. Após ter atuado no segmento financeiro em cadeiras de Desenvolvimento Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento e Business Partner, se juntou a DASA na cadeira de Operações e Serviços de RH. Dentro da DASA, depois dessa cadeira, foi responsável pela área de Transformação Digital, Gestão Estratégia e Experiência do Paciente. Atualmente é o diretor de Produtos, Pessoas e Cultura da DASA. |
15h30 às 16h – Perguntas e Respostas |
16h às 16h30 – Coffee Break |
16h30 às 17h50 |
Inovação de gestão na prática |
Palestrante: Dr. César Abicalaffe Médico com Mestrado em Economia da Saúde pela Universidade de York – Inglaterra e com MBA em Estratégia e Gestão Empresarial pela UFPR. CEO da 2iM –Inteligência Médica S/A e Presidente do IBRAVS – Instituto Brasileiro de Valor em Saúde. Palestrante: Chao Lung Wen Chefe da disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Organizacional em Telemedicina e Telessaúde Integrada do programa de Saúde Digital do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Atua como professor associado da USP e lidera o grupo de pesquisa em Telemedicina, Educação Digital e Saúde Conectada da universidade no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), além de membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde e da Comissão de Análise da Resolução de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina. |
17h50 às 18h20 |
Indicadores Mais Saúde FEHOSP – A gestão apoiada por indicadores |
Palestrantes: André Almeida
Atualmente é CDO da empresa Numb3rs, e consultor do Banco Mundial para questões de Informática em Saúde. Pós-graduado em Administração de Serviços de Saúde pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Saúde Pública (2006), mestre do curso de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2011), graduado em matemática e administração de empresas. Palestrante: Maria Beatriz Nunes Pires Graduada em Administração Hospitalar pelas Faculdades Integradas São Camilo, São Paulo – SP, Pós-Graduada em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde no Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde PROAHSA pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo e em Controladoria e Finanças em Saúde pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Especialista nas áreas de custos, gestão financeira e processos. |
18h20 às 18h50 |
Case de Sucesso com premiação |
18h50 às 19h – Perguntas e Respostas |
19h – HAPPY HOUR – FEIRA DE EQUIPAMENTOS |
Programação sujeito a alteração
Chegamos ao terceiro eixo temático do 31º Congresso Fehosp que muito impacta as operações de todas as entidades de saúde, pois o papel na sociedade, as questões ambientais e a relevância na cadeia econômica com a geração de emprego e renda são relevantes para a governança institucional.
Desta maneira, o setor de saúde filantrópica tem que se manter atualizado diante do contexto para a sustentabilidade, pois as discussões neste painel tratarão do *ESG (Environmental, Social and Governance), ou seja, das atitudes das organizações referente ao Ambiental, Social e Governança posto que a procrastinação desses temas compromete o tempo passado, o tempo presente e o tempo futuro das organizações.
É de extrema urgência que as lideranças da área de saúde deem destaque à importância da governança corporativa, riscos e compliance, cuja a instrumentalização do ESG, evidenciará o quanto de fato as organizações buscam mitigar os seus impactos no meio ambiente, o nível de engajamento das questões sociais, o uso responsável dos recursos, equilíbrio econômico das operações e as políticas voltadas aos colaboradores e parceiros.
Assim, os debates neste painel nos darão pistas para garantir um futuro digno e igualitário para as pessoas, entender que a prosperidade ocorre quando o crescimento financeiro se alia à harmonia com a natureza, promover uma cultura de paz, justiça e inclusão social nos ambientes de trabalho, extirpando a contracultura do medo e ambientes tóxicos, fomentando parcerias em ações com impactos locais e reflexos globais e a proteção dos recursos naturais do planeta Terra, a nossa casa comum, para as gerações futuras.
08h30 às 10h |
Liderança sustentável – Decifrando o ESG e os desafios para o futuro |
Palestrante: Juliana Bernardo Consultora, docente e advogada dedicada aos temas de Governança Corporativa e ESG. É também a fundadora da QUOR – Educação Executiva em ESG. Palestrante: Ana Paula Shuay |
10h às 10h30 |
Case |
Palestrante: Evaldo Praça Ferreira
Vice-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes). Durante oito anos também integrou a diretoria nacional da Cáritas Brasileira como diretor-tesoureiro e diretor-secretário. Atual exerce a função de relação Institucional da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim ES. |
10h30 às 11h – Coffee Break |
11h às 11h30 |
Case de Sucesso com premiação |
11h30 às 12h – Perguntas e Respostas |
12h30 às 14h30 – Almoço |
As Santas Casas e Hospitais Beneficentes possuem inúmeras ações voltadas à captação de recursos ao longo de suas existências, bastando observar como foram constituídos, por exemplo, os bens imóveis tanto para o atendimento ambulatorial e internação da população quanto aqueles destinados para geração de receitas.
Toda ação desenvolvida por uma entidade sem fins lucrativos para mobilizar a entrada de insumos financeiros e materiais pode ser entendida como captação de recursos. No entanto, precisa ser de forma estratégica, planejada e requer metodologia, métrica e prestação de contas aos doadores (benfeitores), dando transparência que gera credibilidade a fim de manter o ciclo virtuoso junto à sociedade.
Aquele que doa ou disponibiliza recursos por meio de projetos ou programas públicos ou privados, precisa ter o retorno do capital investido, a devida aplicação no objeto da proposta e conhecer os resultados auferidos por meio da efetivação da proposta, inclusive o número de vidas alcançadas.
Com isso, os Congressistas terão a oportunidade de dialogar com debatedores das iniciativas pública e privada, posto que os casos refletirão ações concretas, orientações e diversificação das inúmeras possibilidades de captar recursos junto às empresas e governo, mas sempre priorizando a transparência dos processos.
14h30 às 15h20 |
A sinergia entre os atores da cadeia da saúde |
Palestrante: Leandro Fonseca Healthcare Executive & Advisor – Novartis Brasil Palestrante: João Pieroni Chefe do departamento responsável pelas iniciativas e financiamentos do BNDES para o Complexo da Saúde. |
15h20 às 15h30 – Perguntas e Respostas |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 16h30 – Continuação do tema acima |
Palestrante: Dárcio Guedes Júnior Diretor Executivo do Fundo Nacional de Saúde – FNS |
16h30 às 17h |
Case de Sucesso |
Palestrante: Anis Ghattás Mitri Filho
Médico, Executivo em saúde, Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes. Com atuação de 11 anos em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, com experiência nos Setores Público, Privado e Terceiro Setor, Residência Médica em Cardiologia, Mestrado em Terapia Intensiva, MBA em Gestão em Saúde (FGV), MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS e Pós-graduação em Gestão Pública em Saúde pela Unicamp. |
17h às 17h30 |
Case de Sucesso com premiação |
17h30 às 18h – Perguntas e Respostas |
18h às 18h30 |
Reconhecimento aos players doadores para os hospitais filantrópicos |
Palestrante: Rogério Bartkevicius Coordenador do 31º Congresso Fehosp Palestrante: Edson Rogatti |
18h30 – HAPPY HOUR – FEIRA DE EQUIPAMENTOS |
Programação sujeito a alteração
Pensar no legado das Santas Casas e Hospitais Beneficentes e na perpetuação do mesmo para a transformação dos processos, requer observar se estamos mais como gestores tradicionais ou líderes ágeis voltados ao foco de crescimento com foco no propósito que estimula a troca de ideias, a proximidade e a escuta ativa dos liderados.
Os negócios que mantêm gestores que ainda acreditam na força dos crachás e exercitam comando e controle com padrões autoritários tendem ao insucesso e não contagiam os talentos. Com isso, exercitar a gestão compassiva e se transformar em líder servidor requer capacitação da liderança, humildade e autocrítica da mudança do modelo mental.
Neste painel, serão tratados assuntos que dizem respeito ao bem mais precioso que são as pessoas que caminham com as organizações e, pensar nas pessoas, torna-se necessário discutir estratégias para promover a diversidade, rever a estrutura clássica dos departamentos que prejudicam tanto a colaboração como a inovação, e instituir jornadas colaborativas que visem o crescimento das pessoas nas organizações. Afinal, todos são do mesmo time e não concorrentes entre si.
Portanto, o 31º Congresso Fehosp desafiará os líderes das Santas Casas e Hospitais Beneficentes a serem líderes que inspirem, colaborem e instiguem os seus times, ou seja, uma presença viva e ativa na caminhada desses profissionais, respeitando a característica de cada pessoa, cuidando da saúde mental, tendo metas claras e factíveis, celebrando as pequenas conquistas para o crescimento de todos, construirá ambientes sólidos e sadios que exponenciarão os resultados.
Essa construção, apoiada em legados inspiradores, transformará o futuro.
08h30 às 09h10 |
Gestão com Pessoas: Como encantar talentos com uma cultura de confiança |
Palestrante: Bruno Szarf
Diretor Executivo de Recursos Humanos – Cruzeiro do Sul Educacional |
09h10 às 09h40 |
Case de Sucesso com premiação |
09h40 às 09h50 – Perguntas e Respostas |
09h50 às 10h50 |
Dinâmica – “Gente para negócios” |
Palestrante: Mhconsult – Consultoria em cultura, estratégia e inovação |
10h50 às 11h30 |
Tudo acontece com pessoas e para pessoas |
Palestrante: Dimas Tadeu Covas
Presidente do Instituto Butantan e do Conselho Curador da Fundação Butantan Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (1981), mestre (1986) e doutor (1993) em medicina pela mesma instituição, é livre-docente da USP desde 1999. Atualmente é professor titular de medicina clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, diretor-presidente da Fundação Hemocentro e presidente regional do Hemocentro de Ribeirão Preto. Diretor da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, membro da Sociedade Americana de Hematologia e da Associação Europeia de Hematologia, é um dos integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus do estado de São Paulo. |
11h30 às 12h |
Encerramento com Rodrigo Garcia
Governador do Estado de São Paulo |