Chefe do departamento responsável pelas iniciativas e financiamentos do BNDES para o Complexo da Saúde.
6 a 9 de junho 2022 tauá Resort Atibaia
Edson Rogatti Diretor – Presidente – FEHOSP
Palavra do Presidente
A cada dia os desafios nos impõem uma dura rotina para gerir nossos hospitais.
Não podemos deixar de registrar os feitos até aqui, o legado de aprendizado e de valorizar as conquistas mesmo com todos os adventos e ventos contrários.
A gestão na saúde filantrópica é marcada especialmente pela resiliência, pela criatividade e ousadia.
Transformar o futuro é nossa busca diária.
O apoio mútuo, a troca de experiências, a busca por soluções e a educação continuada, são nossas ferramentas para seguir nesse propósito e convido a todos para mais uma imersão, novamente presencial, e ainda mais festiva, durante o nosso 31º Congresso.
Nesse grande reencontro teremos a segurança necessária, e além da satisfação por estarmos novamente juntos, olhos nos olhos, teremos um evento recheado de novidades, de provocações em temas atuais, com conteúdos relevantes para nos despertar para novas práticas.
Vamos recarregar as energias juntos, buscar novas referências para superarmos as dificuldades que o futuro nos reserva, e nos inspirar para construirmos uma gestão sólida voltada para esses novos tempos.
Esperamos por você!
Palestrantes Confirmados
Palestra de Abertura:
Dia 06 de junho 2022 às 18h30
Jairo Martiniano, pernambucano 50 anos, psicólogo e administrador de empresas.
Palestra de Encerramento:
Dia 09 de junho 2022 às 11h30
Rodrigo Garcia
Governador do Estado de São Paulo.
Programação do Evento
Programação sujeito a alteração
Sala 01 – PROGRAMA MAIS SANTAS CASAS |
Palestrante: Osmar Mikio Moriwaki Coordenador de Saúde Coordenadoria de Regiões de Saúde/SES/SP |
Sala 02 – DCEBAS – NOVA LEI DA FILANTROPIA |
Palestrante: Sonires Barbosa Coordenador da Coordenação Geral de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde – CGCER/DCEBAS/SAES Palestrante: Maria Yvelônia Palestrante: Sergio Ricardo Ischiara Diretor Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS Secretario Nacional de Assistência Social – SNAS Secretario Especial de Desenvolvimento Social – SEDS |
Sala 03 – SAÚDE MENTAL |
Palestrante: Rafael Bernardon
Coordenador na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde.Possui graduação em medicina pela Universidade de São Paulo (2002) e residência médica em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (2006). Mestre em psiquiatria clínica forense pelo Institute of Psychiatry do King’s College (London – UK). Possui especialização em Gestão de Atenção à Saúde pelo IEP – Hospital Sírio Libanês e Fundação Dom Cabral. Professor Doutor em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2020). Coordenou o Serviço de Forense do Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental da Santa Casa de São Paulo (PJUR). Atuou como assessor técnico de Gabinete na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de 2011 a 2017. Foi coordenador adjunto na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde. Foi diretor técnico do CAISM UNIFESP SPDM. Palestrante: Hérica Débora Gestora, graduada em Contabilidade e Análise de Sistemas, especialista em Gestão Financeira de Empresas, Administração Hospitalar, Controladoria e Mestre em Engenharia de Produção. Domínio em processos de Gerenciamento Administrativo, Operação, Faturamento, Controladoria, Financeiro, Gestão de pessoas e Gestão de Processos. 24 anos de experiência no segmento educação e saúde, atuando em universidades e hospitais privados, filantrópicos e de rede, ocupando cargos de liderança, respondendo por implantação, reestruturação e gestão de serviços. Palestrante: Quirino Cordeiro Junior Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania(2019-atual). Coordenador-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde (2017-2019). Membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas |
18h00 |
Abertura Oficial com autoridades |
Marco Regulatório das Filantrópicas |
Palestrante: Marco Bertaiolli – Deputado Federal |
18h30 |
Palestra de Abertura |
Palestrante: Jairo Martiniano
Psicólogo e administrador de empresas; Especialista em motivação e liderança; Mestrando em liderança; Master coach pela SLAC; Palestrante profissional 28 anos na área de gestão de pessoas; Criador do projeto Stand Up Corporativo que leva descontração, bom humor e conteúdo para pessoas no Brasil e no exterior. |
Programação sujeito a alteração
Sabemos que a origem do nome remonta ao termo: amor à humanidade e, neste contexto, nada mais significativo iniciar as mesas temáticas do 31º Congresso Fehosp com aquilo que nos é mais caro e que nos impulsiona toda caminhada no setor de saúde, ou seja, a singularidade das ações voltadas às pessoas.
Portanto, havemos que repensar nossas atitudes enquanto líderes de Santas Casas e Hospitais Beneficentes e oportunizar as parcerias estratégicas, posto que os desafios são gigantescos e os recursos cada vez mais escassos.
Tudo isso demanda de cada liderança perceber o momento atual e prospectar o futuro trazendo novos modelos de negócio e capacitando nossas equipes a fim de que mantenham o propósito missionário das Santas Casas e Hospitais Beneficentes.
Neste eixo, então, vivenciaremos o legado e entenderemos quais são os pontos principais para a mudança ou atualização de nossos modelos mentais e de negócio que impulsionem uma filantropia sustentável.
08h30 às 09h30 |
Um novo olhar sobre a filantropia na saúde. |
Palestrante: Fernando Torelly CEO do HCor Palestrante: Luana Araujo Médica em Doenças Infecciosas ( Médica e Residente – Universidade Federal do Rio de Janeiro – ufrj, Brasil), Mestre em Saúde Pública pela Johns Hopkins Bloomberg e a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer. |
09h30 às 10h |
Case de Sucesso com premiação |
10h às 10h30 – Perguntas e Respostas |
10h30 às 11h – Coffee Break |
11h às 12h |
Um futuro transformador requer um novo líder |
Palestrante: Antonio Muniz Líder de tecnologia e agilidade, idealizador e autor de 16 livros, palestrante e professor de MBA |
12h às 12h30 – Perguntas e Respostas |
12h30 às 14h30 – Almoço |
Muitas vezes, somos levados a pensar que tecnologia e inovação são “sinônimos”, mas inovar nada mais é do que tornar novo, renovar e restaurar, ou seja, é fazer algo como não era feito antes; já tecnologia, é um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas.
Dito isto, precisamos refletir sobre o grau de envolvimento das lideranças nos processos de inovação e incorporação de tecnologias e perceber como essas duas vertentes são conduzidas nas organizações de saúde.
Assim, neste eixo, serão apresentadas soluções que permitirão desmistificar os conceitos de inovação e tecnologia para o fortalecimento da gestão dos serviços de saúde, como esses termos permeiam as organizações e são capilarizados nas operações, inclusive o impacto na cultura organizacional, os insights para alavancar os serviços, controles, segurança e exponenciação dos resultados.
Para tanto, o líder em saúde precisa conhecer o seu negócio por meio de indicadores e oportunizar soluções que visem ampliar a capacidade analítica para a tomada de decisões estratégicas, conhecendo soluções viáveis que passam pela automação e pela (re)configuração da mente das lideranças.
O que se busca é compromisso permanente com a competitividade mantendo os talentos humanos e exponenciando os resultados.
14h30 às 15h30 |
Comprometimento com a cultura da inovação para transformação da gestão da saúde. |
Palestrante: Venâncio Jacinto Guimarães Neto
Administração de Empresas pelo Insper, com pós-graduação pela Fia-USP e MBA pelo próprio Insper. Após ter atuado no segmento financeiro em cadeiras de Desenvolvimento Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento e Business Partner, se juntou a DASA na cadeira de Operações e Serviços de RH. Dentro da DASA, depois dessa cadeira, foi responsável pela área de Transformação Digital, Gestão Estratégia e Experiência do Paciente. Atualmente é o diretor de Produtos, Pessoas e Cultura da DASA. |
15h30 às 16h – Perguntas e Respostas |
16h às 16h30 – Coffee Break |
16h30 às 17h50 |
Inovação de gestão na prática |
Palestrante: Dr. César Abicalaffe Médico com Mestrado em Economia da Saúde pela Universidade de York – Inglaterra e com MBA em Estratégia e Gestão Empresarial pela UFPR. CEO da 2iM –Inteligência Médica S/A e Presidente do IBRAVS – Instituto Brasileiro de Valor em Saúde. Palestrante: Chao Lung Wen Chefe da disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Organizacional em Telemedicina e Telessaúde Integrada do programa de Saúde Digital do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo). Atua como professor associado da USP e lidera o grupo de pesquisa em Telemedicina, Educação Digital e Saúde Conectada da universidade no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), além de membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde e da Comissão de Análise da Resolução de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina. |
17h50 às 18h20 |
Indicadores Mais Saúde FEHOSP – A gestão apoiada por indicadores |
Palestrantes: André Almeida
Atualmente é CDO da empresa Numb3rs, e consultor do Banco Mundial para questões de Informática em Saúde. Pós-graduado em Administração de Serviços de Saúde pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Saúde Pública (2006), mestre do curso de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2011), graduado em matemática e administração de empresas. Palestrante: Maria Beatriz Nunes Pires Graduada em Administração Hospitalar pelas Faculdades Integradas São Camilo, São Paulo – SP, Pós-Graduada em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde no Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde PROAHSA pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo e em Controladoria e Finanças em Saúde pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Especialista nas áreas de custos, gestão financeira e processos. |
18h20 às 18h50 |
Case de Sucesso com premiação |
18h50 às 19h – Perguntas e Respostas |
19h – HAPPY HOUR – FEIRA DE EQUIPAMENTOS |
Programação sujeito a alteração
Chegamos ao terceiro eixo temático do 31º Congresso Fehosp que muito impacta as operações de todas as entidades de saúde, pois o papel na sociedade, as questões ambientais e a relevância na cadeia econômica com a geração de emprego e renda são relevantes para a governança institucional.
Desta maneira, o setor de saúde filantrópica tem que se manter atualizado diante do contexto para a sustentabilidade, pois as discussões neste painel tratarão do *ESG (Environmental, Social and Governance), ou seja, das atitudes das organizações referente ao Ambiental, Social e Governança posto que a procrastinação desses temas compromete o tempo passado, o tempo presente e o tempo futuro das organizações.
É de extrema urgência que as lideranças da área de saúde deem destaque à importância da governança corporativa, riscos e compliance, cuja a instrumentalização do ESG, evidenciará o quanto de fato as organizações buscam mitigar os seus impactos no meio ambiente, o nível de engajamento das questões sociais, o uso responsável dos recursos, equilíbrio econômico das operações e as políticas voltadas aos colaboradores e parceiros.
Assim, os debates neste painel nos darão pistas para garantir um futuro digno e igualitário para as pessoas, entender que a prosperidade ocorre quando o crescimento financeiro se alia à harmonia com a natureza, promover uma cultura de paz, justiça e inclusão social nos ambientes de trabalho, extirpando a contracultura do medo e ambientes tóxicos, fomentando parcerias em ações com impactos locais e reflexos globais e a proteção dos recursos naturais do planeta Terra, a nossa casa comum, para as gerações futuras.
08h30 às 10h |
Liderança sustentável – Decifrando o ESG e os desafios para o futuro |
Palestrante: Juliana Bernardo Consultora, docente e advogada dedicada aos temas de Governança Corporativa e ESG. É também a fundadora da QUOR – Educação Executiva em ESG. Palestrante: Ana Paula Shuay |
10h às 10h30 |
Case |
Palestrante: Evaldo Praça Ferreira
Vice-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes). Durante oito anos também integrou a diretoria nacional da Cáritas Brasileira como diretor-tesoureiro e diretor-secretário. Atual exerce a função de relação Institucional da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim ES. |
10h30 às 11h – Coffee Break |
11h às 11h30 |
Case de Sucesso com premiação |
11h30 às 12h – Perguntas e Respostas |
12h30 às 14h30 – Almoço |
As Santas Casas e Hospitais Beneficentes possuem inúmeras ações voltadas à captação de recursos ao longo de suas existências, bastando observar como foram constituídos, por exemplo, os bens imóveis tanto para o atendimento ambulatorial e internação da população quanto aqueles destinados para geração de receitas.
Toda ação desenvolvida por uma entidade sem fins lucrativos para mobilizar a entrada de insumos financeiros e materiais pode ser entendida como captação de recursos. No entanto, precisa ser de forma estratégica, planejada e requer metodologia, métrica e prestação de contas aos doadores (benfeitores), dando transparência que gera credibilidade a fim de manter o ciclo virtuoso junto à sociedade.
Aquele que doa ou disponibiliza recursos por meio de projetos ou programas públicos ou privados, precisa ter o retorno do capital investido, a devida aplicação no objeto da proposta e conhecer os resultados auferidos por meio da efetivação da proposta, inclusive o número de vidas alcançadas.
Com isso, os Congressistas terão a oportunidade de dialogar com debatedores das iniciativas pública e privada, posto que os casos refletirão ações concretas, orientações e diversificação das inúmeras possibilidades de captar recursos junto às empresas e governo, mas sempre priorizando a transparência dos processos.
14h30 às 15h20 |
A sinergia entre os atores da cadeia da saúde |
Palestrante: Leandro Fonseca Healthcare Executive & Advisor – Novartis Brasil Palestrante: João Pieroni Chefe do departamento responsável pelas iniciativas e financiamentos do BNDES para o Complexo da Saúde. |
15h20 às 15h30 – Perguntas e Respostas |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 16h30 – Continuação do tema acima |
Palestrante: Dárcio Guedes Júnior Diretor Executivo do Fundo Nacional de Saúde – FNS |
16h30 às 17h |
Case de Sucesso |
Palestrante: Anis Ghattás Mitri Filho
Médico, Executivo em saúde, Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes. Com atuação de 11 anos em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, com experiência nos Setores Público, Privado e Terceiro Setor, Residência Médica em Cardiologia, Mestrado em Terapia Intensiva, MBA em Gestão em Saúde (FGV), MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS e Pós-graduação em Gestão Pública em Saúde pela Unicamp. |
17h às 17h30 |
Case de Sucesso com premiação |
17h30 às 18h – Perguntas e Respostas |
18h às 18h30 |
Reconhecimento aos players doadores para os hospitais filantrópicos |
Palestrante: Rogério Bartkevicius Coordenador do 31º Congresso Fehosp Palestrante: Edson Rogatti |
18h30 – HAPPY HOUR – FEIRA DE EQUIPAMENTOS |
Programação sujeito a alteração
Pensar no legado das Santas Casas e Hospitais Beneficentes e na perpetuação do mesmo para a transformação dos processos, requer observar se estamos mais como gestores tradicionais ou líderes ágeis voltados ao foco de crescimento com foco no propósito que estimula a troca de ideias, a proximidade e a escuta ativa dos liderados.
Os negócios que mantêm gestores que ainda acreditam na força dos crachás e exercitam comando e controle com padrões autoritários tendem ao insucesso e não contagiam os talentos. Com isso, exercitar a gestão compassiva e se transformar em líder servidor requer capacitação da liderança, humildade e autocrítica da mudança do modelo mental.
Neste painel, serão tratados assuntos que dizem respeito ao bem mais precioso que são as pessoas que caminham com as organizações e, pensar nas pessoas, torna-se necessário discutir estratégias para promover a diversidade, rever a estrutura clássica dos departamentos que prejudicam tanto a colaboração como a inovação, e instituir jornadas colaborativas que visem o crescimento das pessoas nas organizações. Afinal, todos são do mesmo time e não concorrentes entre si.
Portanto, o 31º Congresso Fehosp desafiará os líderes das Santas Casas e Hospitais Beneficentes a serem líderes que inspirem, colaborem e instiguem os seus times, ou seja, uma presença viva e ativa na caminhada desses profissionais, respeitando a característica de cada pessoa, cuidando da saúde mental, tendo metas claras e factíveis, celebrando as pequenas conquistas para o crescimento de todos, construirá ambientes sólidos e sadios que exponenciarão os resultados.
Essa construção, apoiada em legados inspiradores, transformará o futuro.
08h30 às 09h10 |
Gestão com Pessoas: Como encantar talentos com uma cultura de confiança |
Palestrante: Bruno Szarf
Diretor Executivo de Recursos Humanos – Cruzeiro do Sul Educacional |
09h10 às 09h40 |
Case de Sucesso com premiação |
09h40 às 09h50 – Perguntas e Respostas |
09h50 às 10h50 |
Dinâmica – “Gente para negócios” |
Palestrante: Mhconsult – Consultoria em cultura, estratégia e inovação |
10h50 às 11h30 |
Tudo acontece com pessoas e para pessoas |
Palestrante: Dimas Tadeu Covas
Presidente do Instituto Butantan e do Conselho Curador da Fundação Butantan Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (1981), mestre (1986) e doutor (1993) em medicina pela mesma instituição, é livre-docente da USP desde 1999. Atualmente é professor titular de medicina clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, diretor-presidente da Fundação Hemocentro e presidente regional do Hemocentro de Ribeirão Preto. Diretor da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, membro da Sociedade Americana de Hematologia e da Associação Europeia de Hematologia, é um dos integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus do estado de São Paulo. |
11h30 às 12h |
Encerramento com Rodrigo Garcia
Governador do Estado de São Paulo |
Jurídico
09h às 17h30Controladoria - Finanças, Contabilidade e Custos
09h às 17h30Governança Clínica
09h às 17h30Cadeia de Suprimentos
09h às 17h30Hotelaria e Hospitalidade
09h às 17h30Gestão de Pessoas
09h às 17h30Programação sujeito a alteração
O Fórum Jurídico Fehosp 2022 discutirá, no período da manhã, as teses jurídicas ainda não pacificadas, mas que estão ganhando corpo nos espaços judiciais. O principal objetivo é trazer diversas perspectivas sobre os temas em pauta para que advogados e departamentos jurídicos dos hospitais possam avaliar a pertinência das teses e ponderar sobre riscos e oportunidades. À tarde, serão discutidos dois temas de grande relevância para os hospitais: (a) normas que regulamentam o relacionamento entre agentes públicos e o setor privado sob a ótica do compliance; (b) apresentação de parecer elaborado pela CMB com a análise do atual cenário das imunidades tributárias (CEBAS).
09h às 11h |
Quais teses jurídicas vêm sendo discutidas nos tribunais em busca do equilíbrio econômico financeiro dos contratos? |
Palestrante: Teresa Gutierrez
Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Administrativo pela PUC/SP. Especialista em Medicamentos e Regulação pela Faculdade Oswaldo Cruz. Presidente da Comissão de Direito Sanitário da Ordem dos Advogados de Brasil, Seção São Paulo. Sócia do Machado Nunes Advogados. Palestrante: Daniel Leite |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 13h |
Projetos jurídicos de planejamento trabalhista: oportunidades de redução de custo e aumento de desempenho/satisfação dos colaboradores. |
Palestrante: Fabiana Machado Gomes Basso Advogada, pós-graduada e especialista em Direito do Trabalho e Sindical, Coordenadora da área trabalhista do MZ Advogados Palestrante: Daniel Rocha Maia |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
Os desafios para colocar a LGPD em prática após quase um ano de vigência plena. |
Palestrante: Marcelo Martins
Graduado em Mecânica pela UNIMEP, Pós-Graduado em Administração da Qualidade e Produtividade pela Salesiana Dom Bosco, e em Gestão Ambiental pela ESALQ-USP, é fundador da Destra Consultoria, empresa com foco em implementação de sistemas de gestão e normas nacionais e internacionais, com uma trajetória de mais de 35 anos atuando nas áreas de qualidade, produção e processos nos mais diversos segmentos. |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 17h30 |
Análise do atual cenário das imunidades tributárias / CEBAS – Apresentação e distribuição do parecer jurídico da CMB. |
Palestrante: Kátia Rocha Advogada especialista em direito da saúde, Presidente da FEDERASSANTAS. |
Programação sujeito a alteração
09h às 10h30 |
Mais Santas Casas, classificação das entidades, alimentação dos sistemas com plano de trabalho, metas e indicadores, utilização dos recursos e a prestação de contas. |
Palestrantes: Osmar Mikio Moriwaki Coordenador de Saúde Coordenadoria de Regiões de Saúde/SES/SP |
10h30 às 11h |
Automação de NF com prefeituras – agilidade e redução de custos em toda a rotina hospitalar |
Palestrante: Raphael Castro Gerente Comercial na Wareline. MBA em Inteligência Comercial pela IBRAMERC Brazil. MBA em Gestão Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas. Gestão de Custos Hospitalares – PUCRS. Avaliador IQG Acreditação Hospitalar. Google Fundamentos de Marketing Digital. AWS (Amazon) Migrate Business |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 12h15 |
Valor em saúde: uma perspectiva da gestão de custos hospitalares |
Palestrante: Marcelo T. Carnielo
Diretor da Planisa, mestre em administração de empresas, graduado em administração de empresas, com especializações em controladoria, finanças, gestão de serviços de saúde, DRG (Diagnosis Related Groups) e em mecânica de precisão. Professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Com o propósito de aprender e melhorar o setor saúde. |
12h15 às 13h |
Case: Trino Saúde – A experiência na união de três entidades filantrópicas na criação de um plano de saúde. |
Palestrante: Jamirson Avelar CEO-Chief Executive Officer na Trino Saúde – Aliança Filantrópica de Assistência do ES |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
Importância da contabilidade como instrumento para a captação de recursos e o processo de prestação de contas. |
Palestrante: Carina Carvalho de Jesus
Administradora Hospitalar com especialização em Controladoria. 22 anos de atuação focada na área administrativa e financeira de instituições hospitalares: Controladoria, Finanças, Atendimento, Faturamento, Custos e Orçamento. Atuou durante 4 anos em uma grande consultoria na área da saúde – Deloitte. Palestrante: Deise Lins Rifahi |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 17h30 |
Contrato x convênio, como migrar para o instrumento correto de contratação junto ao Sistema Único de Saúde, como tratar as subvenções no contrato. |
Palestrante: Mauro Junqueira Secretário Executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS Palestrante: Deise Lins Rifahi Palestrante: Brunno Ferreira Carrijo Diretor do DAHU |
Programação sujeito a alteração
09h às 10h |
Liderança, gestão e inovação na governança clínica: desafios e o caminho a ser trilhado |
Palestrante: A confirmar |
10h às 11h |
O papel da governança clínica na entrega de valor e controle do desperdício – Trilha da sustentabilidade |
Palestrantes: Mara Machado
Diretora de Conhecimento do Instituto Qualisa de |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 12h30 |
Práticas inspiradoras de governança clínica para a entrega de valor e resultados – Experiências exitosas. |
Palestrantes: Dr. Felipe Tolaine
Médico e mestre em Gestão de Serviço de Saúde e Diretor Técnico do IQG |
12h30 às 13h |
Bases para Implantação de Governança Clínica. |
Palestrante: Marcos Reis
Diretor de Consultoria e Cursos na GESTI SOLUÇÕES EM SAÚDE. |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h20 |
O DRG como ferramenta para a tomada de decisão |
Palestrante: Paulo de Oliveira
Formado pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). Especialista em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e em terapia intensiva pela Universidade Estadual de Campinas e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Atualmente, Diretor Técnico do HFC – Saúde. |
15h30 às 16h – Perguntas e Respostas |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 16h50 |
A polissemia da governança clínica |
Palestrante: Luana Araújo Médica em Doenças Infecciosas (Médica e Residente – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Brasil), Mestre em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg e a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer. Consultora em Saúde Pública Global, Palestrante, Professora, Analytics Medical Consultant, Hospital Albert Einstein. |
16h50 às 17h20 |
A importância da transformação digital na Governança Clínica. |
Palestrante: Jeff Plentz Empreendedor serial com mais de 30 anos de experiência nas áreas de negócios, inovação, relações governamentais e consultoria em empresas. Já desenvolveu negócios em mais de 60 países e, desde 2015, está totalmente focado em investimentos em ciência, tecnologia e inovação no setor de healthtechs. É formado em Tecnologia pela Universidade Mackenzie e em Engenharia pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR-SP), com MBA pela PUC – SP e especialização e-Business pela Universidade de Irvine, na Califórnia. Atualmente é doutorando na área da saúde pela UFCSPA. Também é vice-presidente da High Technology Crime Investigation Association (HTCIA) no Brasil e consultor da Comissão Europeia representando a América Latina no comitê e-Skills. Já foi consultor da Unesco para a construção de políticas públicas de inovação para o Brasil e da presidência da República para a definição de modelos de gestão de conhecimento para atendimento unificado ao cidadão. |
Programação sujeito a alteração
Gestores de Suprimentos são responsáveis por garantir a estrutura necessária para que um produto, bem ou serviço seja disponibilizado ao usuário com rapidez, segurança e preço justo, sendo impactados diariamente por novas tecnologias, oportunidades de negócio e os mais variados modelos de gestão; logo, torna-se imperiosa a permanente atualização profissional visto que as margens de ganhos estão cada vez mais reduzidas. A cadeia de suprimentos é repleta de desafios e oportunidades e certamente ainda temos muitas chances para a evolução e melhoria dos níveis de serviços.
A proposta é apresentar conhecimentos e habilidades para explorar as potencialidades das principais ferramentas de apoio à logística e da gestão da cadeia de suprimentos, da infraestrutura, da tecnologia e metodologias aplicadas e redes integradas com ampla visão dos desafios inerentes à moderna logística brasileira.
09h às 09h40 |
Hospitais saudáveis/Compras Sustentáveis – Como a certificação pode transformar o setor de saúde em exemplos para a sociedade. |
Palestrantes: A confirmar |
09h40 às 10h20 |
Como transformar a área de suprimentos e logística em área estratégica da organização |
Palestrante: João Fábio Bianchi Garcia Filho Compras | Operações e Facilities | Supply Chain | Planejamento e S&OP | Strategic Sourcing |
10h20 às 11h |
Alto custo, transparência nos processos, regras definidas de Compliance, quais os próximos estágios para evoluir os processos da gestão de OPME. |
Palestrante: Márcio do Espírito Santo
CEO/Diretor Administrativo do Hospital Regional do Vale do Paraíba. Palestrante: Joselito Cardoso Diretor Comercial/Novos Negócios da Inpart Saúde Palestrante: Laureci Lopes Gerente de Licitações/Contratos – Medtronic |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 13h |
Utilização de metodologias ágeis na cadeia de logística e suprimentos. |
Palestrante: Junior Rodrigues Exponencializando a Jornada de Transformação / Head de Agilidade & Operações / Mentor Autor / Palestrante / Professor / Facilitador / Eterno aprendiz. Palestrante: Leonisa Scholz Obrusnik Diretora de Suprimentos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Coordenadora do Comitê de Relações com Fornecedores da ANAHP |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h10 |
Principais ações para a gestão eficaz de estoque no ambiente hospitalar. |
Palestrante: Diego Ferreira de Luna Gerente de suprimentos no Hcor |
15h10 as 16h |
Como transformar a Gestão da Cadeia de Suprimentos mais ágil, flexível e transparente: Cases de sucesso do Hospital Sírio-Libanês |
Palestrante: Anderson Cremasco
Administrador Hospitalar, pós-graduado em Finanças, MBA em Logística, MBA em Gestão em Saúde e atualmente está cursando mestrado em gestão. Possui mais de 20 anos de experiência na área de gestão hospitalar e atualmente ocupa a posição de Diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities no Hospital Sírio-Libanês/SP. |
16h às 16h20 – Coffee Break |
16h20 às 17h20 |
Projeto Consolida: mais Integração, mais resultado, mais cuidado através da eficiência na gestão de suprimentos |
Palestrante: Alberto Lott Partner | Health Services at FALCONI Palestrante: Mário César Homsi Bernardes |
17h20 às 17h30 – Perguntas e Respostas |
Programação sujeito a alteração
O Fórum de Hotelaria Hospitalar em 2022 tem como propósito demonstrar a grande relevância da gestão por processos, monitoramento de indicadores, clareza na interface entre os serviços assistenciais e administrativos com a área hoteleira, bem como a otimização de custos. Como consequência teremos melhor desempenho e produtividade dos setores hoteleiros e melhores resultados da organização hospitalar, além da melhoria da qualidade no atendimento, uma vez alinhados os processos que agregam valor ao cliente. Também pretende demonstrar o legado deixado pela pandemia.
09 às 10h |
Gestão por processo: a importância da interface entre serviços assistência e de apoio no ambiente hospitalar. |
Palestrante: Fabiana Cândido Reis
Proprietária da empresa T-CUIDO® |
10h às 11h |
Gestão de Leitos: a interação com as áreas como estratégia para alavancar a produtividade. |
Palestrante: Kely Fabiana de Souza Gonçalves
Enfermeira especialista em Hotelaria |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 12h30 |
Otimização de custos na hotelaria hospitalar. |
Palestrante: Rosângela Cristina Dias Gerente de Governança – Hospital BP Paulista Experiência profissional no segmento de Hotelaria Hospitalar, gerenciando as áreas de higienização, resíduos sólidos, controle de pragas, rouparia, enxoval, paisagismo, gestão dos contratos, gestão de custos das contas matriciais e análise do DRE. |
12h30 às 13h |
Aventais Reutilizáveis / RFID |
Palestrante: Juliano Fontagnelo Superintendente de Experiência do Cliente e Marketing na ELIS Palestrante: Gisele Silva Gerente de Relacionamento com cliente corporativo Elis, comunicóloga formada pela PUC – MG. Experiência de 16 anos na gestão e relacionamento com cliente hospitalares no segmento de lavanderia e, 8 anos de vivência hospitalar na área de hotelaria e atendimento ao cliente. Especialista em gestão do enxoval hospitalar. |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
Indicadores de hotelaria hospitalar: análise da eficiência operacional e impacto nas estratégias institucionais. |
Palestrante: Abgair Lima Graduada em Administração Hospitalar, com especialização em Qualidade em Serviços de Saúde, Administração Hoteleira, Facilities/Hotelaria Hospitalar e Gestão de Negócios de Saúde. Carreira desenvolvida em Gestão de Serviços Administrativos e Operações em hospitais de médio e grande porte em várias cidades/Estados. |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 17h30 |
Mesa Redonda com todos os palestrantes: O legado da pandemia para os serviços de apoio |
Programação sujeito a alteração
Nunca foi tão necessário conhecer o ser humano e respeitar suas particularidades no mercado de trabalho quanto atualmente. Com a pandemia da Covid-19 as relações familiares e profissionais foram profundamente modificadas pelas consequências do isolamento social e também do distanciamento necessário entre as pessoas e os cuidados redobrados no hospital para resguardar a saúde de todos.
As palavras empatia, comunicação e tecnologia ganharam grande importância quando pensamos na Gestão de Pessoas nas empresas. O modelo tradicional de lidar com o ser humano se mostra cada vez mais ineficaz. O “top down” vem dando lugar a uma necessária cultura de confiança. Para isso, a boa comunicação, o respeito à diversidade, o aprendizado constante e o interesse genuíno por cada indivíduo do grupo são fundamentais para acolher, direcionar e obter resultados num momento em que a pandemia vem exigindo um esforço cada vez maior de todos.
09 às 10h30 |
Cultura da confiança: o melhor das pessoas PARA as pessoas |
Palestrante: Rogério Babler Sócio e Diretor Geral da mhconsult. Sócio do Instituto de Neuroliderança. Engenheiro Industrial com MBA FGV-RJ. Experiência como Executivo de RH, Estratégia e Vendas na Philips. Professor de Pós Graduação em Liderança, Estratégia e Neuroliderança. Palestrante no CBTD, SBTD | outros fóruns sobrecapital humano. Co-criador do programa “Neuroliderança 360º”. |
10h30 às 11h |
Formas de contratação de Médicos para Hospitais e Operadoras. |
Palestrante: Dr. Rodrigo Rossini
Médico Emergencista titulado pela ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) e graduado pela USP-SP -Advogado Graduado pela USP-SP -Sócio Fundador Humanitar Serviços Médicos -desde 2013- terceirização e gestão de mão-de-obra médica -Sócio Fundador Libonatti e Rossini Advogados – escritório especializado em Direito Médico -MBA Gestão em Saude – Einstein |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 12h30 |
Tomada de decisão – uma competência que transforma |
Palestrante: Marcus Vinícius Martins
|
12h30 às 13h |
Consultoria especializada, pode ajudar os Hospitais na gestão de pessoas? |
Palestrante: Cátia Horsts
liderou times comerciais de sucesso no segmento de sistemas de tecnologia, antes de fundar em 2011 a RHOPEN, uma consultoria full servisse, com mais de 150 colaboradores, especializada em soluções de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. Em 2020, a RHOPEN foi reconhecida pelo Great Place to Work como a melhor empresa para se trabalhar no Espírito Santo – a única entre as 15 listadas no ranking do estado fundada e dirigida por mulheres. No mesmo ano, a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios listou a consultoria como a 40ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil. |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
O papel da liderança e das organizações na prevenção da Síndrome de BURNOUT. |
Palestrante: Samira Sahid
Empresária, fundadora da Granted Executive Development, especialista no desenvolvimento de competências sócioemocionais com foco no universo corporativo e empresarial, Mestranda em Neuromarketing pela Florida C. University (USA), Graduanda em Psicologia pela FMU, com Formação executiva em Gestão de empresas familiares pelo INSPER. Samira Sahid já treinou executivos de grandes corporações como GoPro, Embraer, Swarovski, Ford e Cury. |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 17h30 |
Jornada do Colaborador e Employer Branding: do engajamento à promoção da marca. |
Palestrante: Cosme Peres
Superintendente de Pessoas e Serviços da Unimed Vitória e Diretor-Executivo do Instituto Unimed Vitória. |
Comunicação
09h às 17h30Oncologia
09h às 17h30Qualidade e segurança do Paciente
09h às 17h30Inovação e Tecnologia
09h às 17h30Programação sujeito a alteração
A comunicação é vibrante e ágil. As mudanças e a importância de educação continuada na área são essenciais para acompanhar as transformações e necessidades de cada agente, e na saúde e prestação de serviço hospitalar, são ainda mais urgentes. A cada dia surgem novas ferramentas que podem se somar aos esforços de impactar positivamente a reputação das empresas e marcas. Trabalhar com dados, mapear stakeholders, investir em novas plataformas, tudo está inserido em um novo olhar 360 graus da comunicação e nenhum setor pode ficar de fora.
As organizações já conhecem a força e relevância da comunicação para seus resultados e é preciso estar antenado para não perder o passo e seguir engajando e fortalecendo sua marca.
9h às 10h |
Desafios e inspirações na Comunicação e Marketing Hospitalar – Case |
Palestrante: Christian Fassel Tudesco
Mestre em Administração e Marketing, MBA em Marketing com especialização em Relações e Negócios Internacionais. Graduado em Administração de empresas, possui cursos de extensão e especialização nas áreas de marketing e vendas no México e Estados Unidos. |
10h às 11h |
Como administrar lives |
Palestrante: Bruno Menezes Empreendedor desde os 16 anos, hoje empreende no ramo da cadeia de produção e distribuição de conteúdo digital. Durante 20 anos desenvolveu experiência em catalisar e profissionalizar processos criativos, ecossistemas digitais com grandes workflows. Desempenha atualmente o papel de sócio na Omni Laboratório Criativo, Tocaia Filmes, Tocaia Lives, Golden Land Films, Overloud Estúdio, Canal RIFF, Canal De Quem é a Vez e presta consultoria em elaboração de estratégia de conteúdo multiplataforma para diversas empresas. Atende clientes como ONU, Unicef, Google, Youtube, Telecine, Porta dos Fundos, Ubisoft, Play9, Aviões e Músicas, Castro Brothers entre outros. |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 13h |
Jornada do Conhecimento do Paciente |
Palestrante: Felippe Absror
Diretor de Atendimento e Planejamento Creative House | Membro associado e Líder do Squad de Blockchain da BR Angels | Investidor anjo em mais de 15 startups Mais de 20 anos de experiência no setor de comunicação e marketing, atuando na área de planejamento estratégico. Com um extenso portfólio de projetos para áreas de tecnologia, saúde, educação, financeira e varejo em empresas como Grupo Buscapé, Hospital Albert Einstein, GoodStorage, PayPal, Nespresso, Poli USP, Zap Imóveis, Novartis, Sandoz, HSM, entre outros. Possui um background que alia conhecimento em marketing a insights analíticos para clientes e projetos. |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
Os desafios na comunicação para operadoras de saúde. |
Palestrante: Gustavo Sierra Gerente de Comunicação do Sistema Abramge/Sinamge e UCA. Formado em comunicação social com ênfase em jornalismo, com MBA em Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida nas Organizações. |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 17h30 |
A rede CMB Saúde Suplementar. |
Palestrante: Carolina Fagnani Diretora Executiva da Predicado Comunicação Palestrante: Simonei Bonato Diretor saúde suplementar CMB |
Programação sujeito a alteração
O objetivo do Fórum é trazer reflexões e insights que contribuam com a gestão dos serviços de saúde filantrópicos habilitados em oncologia no SUS. Contaremos com a participação de grandes administradores hospitalares compartilhando experiências e conselhos. Teremos debates com gestores públicos sobre entraves regulatórios (sempre em busca de soluções sustentáveis e responsáveis). Por fim, apresentaremos cases de sucesso na linha de cuidado do paciente.
09 às 10h |
Os melhores conselhos para administrar uma unidade habilitada em oncologia do SUS. |
Palestrante: Pascoal Marracini
Presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer/ABIFICC e Diretor Geral do Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho |
10 às 11h |
Gestão de serviços de quimioterapia X Incorporações de tratamentos sistêmicos no SUS. |
Palestrante: Patricia Ratto Oncologista na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e UNIMED São Carlos |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 13h |
Maximização do faturamento em oncologia. |
Palestrante: Maria Fátima da Conceição Gerente Técnica da Fehosp Palestrante: Vanderlei Soares Moya |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
A genômica na realidade dos hospitais oncológicos: utopia ou realidade. |
Palestrante: Monika Conchon MD. PhD. Onco-hematologia. Head de Onco-hematologia GeneOne. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia – ABHH Palestrante: Henrique Galvão Head de Oncogenética GeneOne. MD. Geneticista. Ex-fellow em oncogenética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Mestre em saúde da criança e do adolescente pela UFRGS. Doutorando em oncologia pelo Hospital de Câncer de Barretos |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 17h30 |
Linha de cuidado: os benefícios da navegação do paciente nos hospitais. |
Palestrante: Sandra Marques Silva Gioia Cirurgiã Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA); Mestre em Gestão em Tecnologia e Inovação em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; MBA em Data Science e Tecnologia da Informação em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein; Embaixadora do Global Cancer Institute e Membro da Iniciativa Global de Câncer de Mama da Organização Mundial da Saúde. Palestrante: Ariel Macena É pesquisador e líder de projetos de inovação social, arquiteto pela FAUUSP e mestre e doutorando em políticas públicas pela UFABC. Há 10 anos atua e presta consultoria a organizações do terceiro setor em ações de impacto e inovação, especialmente na área de saúde pública, buscando sempre conectar governo e sociedade em projetos que melhorem a qualidade de vida das pessoas Palestrante: Cristina Moro
Diretora de Desenvolvimento e Saúde – Hospital Amaral Carvalho de Jaú. |
Programação sujeito a alteração
A Pandemia do Sars-Cov-2 e seus impactos econômicos, sociais, ambientais e na organização das redes de saúde, evidenciou o quanto é significativo para as organizações de saúde focar na centralidade da assistência ao paciente e na gestão da melhoria permanente de processos.
Falar em paciente requer uma profunda reflexão, pois no seu entorno, existem diversas comunidades: hospitalar, familiar e governamental aliados aos órgãos de controle e judiciário.
Assim, a centralidade dos atendimentos no paciente requer o repensar de protocolos, condutas, indicadores, modelo de comunicação e ampliar as relações de todos os partícipes.
A percepção de valor não se resume aos edifícios, equipamentos, técnicas e tecnologias, mas o quão eficaz foi o atendimento ao paciente e quais experiências foram vivenciadas, ou seja, aquilo que o tocou durante o seu atendimento de bom ou ruim, marcará a sua passagem na unidade de saúde.
Isto posto, a assistência em saúde exige que seja ofertado um ambiente seguro, e, isso, perpassa pela observância da saúde mental das equipes, capacitação e valorização de cada pessoa.
Nesse contexto, os participantes deste Fórum terão a oportunidade de debater temas relevantes para a qualidade e segurança do paciente com olhar ampliado no essencial, foco em resultados e práticas colaborativas a fim de que possam ser implementadas nas suas unidades de saúde.
09h às 10h15 |
Movimento: “O que importa para você?” |
Palestrante: Camila Lorenz Diretora de Experiências da Zeps Strategy Agency. Administradora Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo, MBA em Marketing pela USP, Champion do What Matters to You Movement, Especialista em Ciência da Melhoria- Institute for Healthcare Improvement e Especialista em Experiência do Paciente |
10h15 às 11h |
Soluções digitais e metodologias ativas: impactos na Qualidade e Segurança do Paciente |
Debatedora: Marília Damasceno
Fundadora da empresa de consultoria Selecta Gestão em Saúde. Debatedora: Ana Flávia Camargo da Torre Felix Sócia fundadora da Maturità Serviços Especializados, empresa de consultoria, assessoria e educação corporativa. Saiba Mais Mediadora: Kele Dias Gerente Comercial de Produtos da Unidade de Gestão Estratégica e Qualidade da MV. Saiba Mais |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 13h |
Gestão de riscos assistenciais. |
Palestrantes: Priscila Rosseto de Toledo
Com experiência de 21 anos no segmento de Saúde, sendo os últimos 12 deles voltados para a área de Qualidade, Segurança, Práticas Assistenciais e Experiência do Paciente, Priscila é, desde o final de 2019, gerente-executiva de Qualidade, Segurança e Práticas Assistenciais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Também teve passagens pelas áreas assistenciais e executivas de instituições como Dasa, Rede D’Or São Luiz, Hospital Samaritano Higienópolis e UnitedHealth Group Brasil. |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
Machine Learning: é possível usar os dados do passado para atender com mais segurança os pacientes no presente? |
Palestrante: Marcius Conceição Prestes Gerente de Fluxo no Hospital Mãe de Deus, responsável pelo programa de Acesso e Fluxo do Paciente e o Centro de Comando Operacional. |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 17h30 |
Ciência da melhoria. |
Palestrante: Paula Tuma
Gerente de Qualidade Médica e SCIH na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein Faculty do Institute for Healthcare Improvement (IHI) Palestrante: Vilani Kremer |
Programação sujeito a alteração
O poder da informação em rede na indústria da saúde tem recebido fortes modificações em virtude da tecnologia e da inovação. As mudanças atingem todas as áreas, principalmente com a pandemia do COVID-19.
Mais do que nunca estas tecnologias estão presentes dia a dia e os hospitais precisam melhorar a sua produtividade, a qualidade dos procedimentos e ampliar o número de atendimentos, tratamentos e realização de exames, principalmente das doenças crônicas e respiratórias, pois a nossa sociedade está ficando mais velha em virtude do aumento da expectativa de vida da população e novas doenças e suas mutações.
Adicionalmente, vivemos num mundo cada vez mais conectado em que recebemos e repassamos opiniões numa velocidade inimaginável a ponto de interferir na imagem da organização de saúde tanto de forma positiva quanto negativa. Com isso, não existe mais tempo para amadorismos. Logo, a assistência em saúde, apoiada pelas tecnologias e inovações, precisam ser suportadas por práticas que traduzam o respeito ao ser humano alinhada à sustentabilidade organizacional.
09h às 10h |
O impacto da genética na medicina 4 P. e o futuro da saúde. |
Palestrantes: Hércules Pereira Neves
Doutor em microeletrônica pela Universidade de Edimburgo (Escócia) |
10h às 11h |
O Uso de Aplicativos – APP para controle de OPME, como forma de inovação na saúde: Case: Santa Casa de Franca |
Palestrante: Fábio Fernando da Silva
Mestre em Ciência de Dados pela USP de São Carlos e engenheiro eletricista pela Fundação Educacional de Barretos. Começou a carreira na área de tecnologia em 1993, sendo microempreendedor de 1994 a 2003. Foi professor da rede SENAC de 2004 a 2010. Foi gerente de tecnologia da Comfrio Soluções Logísticas de 2010 a 2017, head de Tecnologia na SuperFrio de 2017 a 2018 e desde 2019 é CIO da SuperFrio, que explora a indústria de logística frigorificada em todo o território brasileiro. Desde 2006 é professor universitário da Fundação Educacional de Barretos no curso de Sistemas de Informação. Palestrante: Guilherme Ribeiro |
11h às 11h30 – Coffee Break |
11h30 às 12h30 |
Valor e estratégia para a interoperabilidade na saúde: a importância de se comunicar |
Palestrantes: Daniel Camillo Rocha
Formado em Analise de Sistemas, pós graduado em engenharia de software, MBA de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Gestão de Negócios, Inovação e Empreendorismo pela FGV, possui vasta experiência no planejamento e gestão da área de tecnologia da informação no segmento de saúde em Operadoras, Hospitais, Clínicas e Laboratórios. |
12h30 às 13h |
A Digitalização do centro de imagem e o impacto nos custos de hospitais filantrópicos e Santas Casas” |
Palestrante: Danilo Cândido de Souza
Formado em Gestão de Tecnologia da Informação, com especialização em segurança de redes de computadores e certificação HL7 International, tem vasta experiência em sistemas de gestão de imagens médicas nos setores públicos e privados. Atualmente é gestor comercial da Animati Netpacs e já participou da implementação de sistemas PACS em centenas de clínicas e hospitais com tecnologias que trazem eficiência e redução de custos operacionais. |
13h às 14h30 – Almoço |
14h30 às 15h30 |
O desafio do uso dos indicadores com impacto na inovação. |
Palestrante: Cláudia Hermínia de Lima e Silva
Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo ISCTE/Lisboa, professora do MBA Gestão Saúde FGV, Consultora em gestão e inovação em saúde, diretora executiva do Comitê de Gestores em Saúde de Minas Gerais (COGESMIG), Membro do Comitê Científico da CMB, Diretora Geral do Hospital Evangélico (AEBMG). |
15h30 às 16h – Coffee Break |
16h às 16h30 |
Como a telemedicina e telerradiologia transformaram a jornada do paciente nas entidades filantropicas. |
Palestrante: Jihan Zoghbi
Jihan Zoghbi é presidente da Dr.TIS, healthtech em telemedicina e gestão de imagens médicas na nuvem, e também presidente da Associação Brasileira de CIOs em Saúde – ABCIS. Graduada em Matemática pela Universidade Americana de Beirute, mestre e doutora em Ciências da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). |
16h30 às 17h30 |
Inteligência Artificial na confirmação de consultas e exames, reduzindo o absenteísmo. |
Palestrante: Roberto Dozol Machado
Formação em Tecnologia da Informação pela Universidade |
17h às 17h30 – Perguntas e Respostas |
GARANTA SUA PARTICIPAÇÃO, INSCREVA-SE NO 31º CONGRESSO FEHOSP 2022.
Um congresso com mais de 50 palestras e autoridades da área da saúde. E ainda, acesso às salas de atendimento, mediante agendamento prévio.
Sua participação poderá ser de 3 formas diferentes:
VALORES CONGRESSO:
Incluso: Pré-Congresso, Congresso, Pasta, Certificado on line, Salas de Atendimento, Coffee-Break, Sorteios
VALORES FÓRUNS:
Incluso: Pasta, Certificado on line, Coffee-Break, Almoço em salão reservado
Os procedimentos relativos à prevenção contra o CORONAVIRUS serão divulgados oportunamente em consonância com as determinações e orientações da SES/SP à época do evento
Hospedagem
Hotel oficial do evento Tauá Atibaia | 1ª OPÇÃO | sem disponibilidade
Rodovia Dom Pedro/ Km 86 – Atibaia/SP
Hotel Alegro by Tauá | 2ª OPÇÃO | sem disponibilidade
Estrada Municipal Alberto Tofanin, 6.100 – B. Pinhal – Jarinu – SP
Paiol Pousada | 3ª OPÇÃO | sem disponibilidade
Estrada Municipal Hisaychi Takebayashi, 9800A, Complemento: Faz. São Jorge – Bairro Usina/ Parque das Nações – CEP: 12952-011 – Atibaia – SP
Hotel Fazenda Pirâmides | 4ª OPÇÃO
Rod. Edgard Máximo Zambotto, KM 74,5 – Aglomeração Urbana de Jundiaí, Jarinu – SP, 13240-000
Reservas pelo telefone (11) 4016-3452
O serviço de tranfer será disponibilizado apenas para os hoteis acima indicados
Transfer
Aeroporto
Oferecemos suporte no Aeroporto internacional de Guarulhos aproximadamente 1h30 minutos do Hotel Oficial do Congresso.
Teremos translado do aeroporto para os 2 hotéis indicados no site oficial do evento – nos dias 06 e 09/06
Horário de Saída:
Aeroporto Internacional de Guarulhos x Hotéis
Dia 06/06 – Segunda-Feira: 7h30 – 11h – 17h
Dia 09/06 – Quinta-Feira: 13h e 15h (saída do Hotel Tauá para o aeroporto)
Procure emitir seu bilhete aéreo, atentando aos horários de saída dos transfer do aeroporto Internacional de Guarulhos. Isso lhe trará maior conforto.
Transfer – Contato
Renata Souza – (11) 3549-5590
eventos@travelplustur.com.br
Solicitamos que façam o agendamento diretamente com ela.
Observação:
O participante que não fizer a sua reserva antecipada correrá o risco de ficar sem transporte, pois o número de pessoas por veículos é limitado
A FEIRA / MAPA
Como ser Expositor
Na 31ª Mostra de Materiais, Equipamentos e Serviços Hospitalares sua empresa tem oportunidade de encontrar profissionais da área da saúde para desenvolver negócios e relacionamentos. A feira recebe um público altamente diferenciado.
Aqui você ganha:
– Muito mais oportunidades de negócios;
– Networking nacional;
– Interação com os líderes dos hospitais;
– Mais visibilidade para sua marca.
Você sabe o que a Fehosp faz?
Baixe agora nosso e-book gratuito
Dúvidas, FALE COM A FEHOSP
Departamento de Eventos
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades
Gestão da Saúde Filantrópica: legado que inspira, futuro que transforma.
Historicamente, foram as Santas Casas e Hospitais Beneficentes, os precursores dos atendimentos em saúde no Brasil, sendo antecessores aos mais variados modelos e sistemas hoje existentes tanto na esfera pública quanto na privada lucrativa ou não.
Assim, podemos asseverar que tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto o da rede voltada aos seguros e planos de saúde, de certa forma, originam-se nas ações desenvolvidas pelos abnegados pioneiros de nossas entidades e seus sucessores, que, em conjunto com suas equipes, contribuíram para a estruturação das redes de saúde.
Falar em legado é resgatar todas as dificuldades que perpassaram ao longo dos anos tais como: conflitos armados, gripe espanhola, inconstância nas políticas públicas de saúde e, a mais recente, pandemia do Sars-Cov-2, com os impactos e consequências para os setores econômicos e social.
Mais uma vez, são as Santas Casas e Hospitais Beneficentes que estão contribuindo decisivamente para o atendimento da população, sem desmerecer os importantíssimos empenhos públicos e da rede privada lucrativa.
A percepção de valor em relação aos esforços das Santas Casas e Hospitais Beneficentes para o aprimoramento da gestão em saúde estará refletida nas mesas temáticas do 31º Congresso Fehosp com a apresentação de relevantes casos de sucesso que inspirarão os congressistas, fortalecendo o legado. Certamente demonstrarão toda a relevância do setor para sociedade brasileira para além dos atendimentos ambulatoriais e internações.
Destaca-se que, os casos que serão apresentados aos Congressistas, refletem a busca pelo aprimoramento dos fluxos e processos de trabalho, readequação das etapas produtivas diante dos percalços e vazios assistenciais em face da COVID-19, o repensar a assistência com os desafios de manutenção das equipes ativas, equilíbrio econômico e outros mais que vem sendo enfrentados pelas entidades na mais severa crise enfrentada pela humanidade nestes últimos 50 anos.
Cabe ressaltar que esses casos de sucesso passarão por uma banca examinadora. Com isso, o 31º Congresso Fehosp faz essa convocação a todas Santas Casas e Hospitais Beneficentes para que inscrevam sinalizando direções e orientações aos congressistas e suas entidades. Esses trabalhos, serão amplamente divulgados nos canais de comunicação da Fehosp.
Empreender sempre foi a forma de manter o funcionamento de nossas entidades envolvendo todas as comunidades que jamais se fecharam em torno de si, pois, a interação com outros setores produtivos propicia a oxigenação necessária por meio de benchmarking, aprendizado e implantação das boas práticas de gestão.
Desta forma, fica o desafio permanente para a inovação, o repensar da gestão filantrópica com a visão na diversidade, oportunidade, sustentabilidade, governança e gestão com pessoas, haja vista que toda transformação perpassa pela concretização do planejamento por meio de pessoas para a perpetuidade da missão das Santas Casas e Hospitais Beneficentes em prol da vida.
Nesse sentido, a reflexão final sobre a programação do evento evidencia a combinação dos eixos temáticos com o conceito de conteúdo aplicável, ou seja, teremos conhecimentos acadêmicos somados aos resultados obtidos nas Santas Casas e Hospitais Beneficentes e outros mercados.
Vale dizer que: o legado seja a inspiração para que tenhamos um vetor transformacional na Gestão da Saúde Filantrópica.
COMISSÃO CIENTÍFICA
Antônio Carlos Nunes de Azevedo
Administrador com especialização em gestão hospitalar e Diretor da AM2P Consultoria;
Carolina Fagnani
Assessora de Imprensa Fehosp
Claudia Raffa
Coordenação – MBA em Gestão de Saúde – São Camilo/SP
José Américo Borges
Assessor e Relações Institucionais da Fehosp
Luis Fernando Colla da Silva
Diretor Médico da Fundação Padre Albino
Maria Fátima da Conceição
Gerente Técnica da Fehosp
Rafael Cristofoletti
Jornalista, especialista em Gestão de Pessoas e professor universitário.
Renatta Bugatti
Diretora de Saúde e Assistência Social – Fundação Padre Albino – Catantuva/SP
Rogerio Bartkevicius
Diretor Geral da Santa Casa de Araraquara
Sérgio Stopato Arruda
Superintendente da Santa Casa de Marília
Tiago Farina Matos
Gerente Jurídico da Fehosp
Thiago da Silva
Administrador da Santa Casa de Franca
COORDENADOR GERAL
Antônio de Pádua Chagas – Diretor de Relações Institucionais da Fehosp
COORDENADOR CIENTÍFICO
Rogério Bartkevicius
ORGANIZAÇÃO – DEPARTAMENTO DE EVENTOS
Maria Araci de Barros Fagundes
Kátia Aguiar de Moura
COLABORADORES
Equipe Fehosp
REALIZAÇÃO DO EVENTO