Programação sujeito a alteração

FÓRUM - Oncologia - 07/06

O objetivo do Fórum é trazer reflexões e insights que contribuam com a gestão dos serviços de saúde filantrópicos habilitados em oncologia no SUS. Contaremos com a participação de grandes administradores hospitalares compartilhando experiências e conselhos. Teremos debates com gestores públicos sobre entraves regulatórios (sempre em busca de soluções sustentáveis e responsáveis). Por fim, apresentaremos cases de sucesso na linha de cuidado do paciente.

09 às 10h
Os melhores conselhos para administrar uma unidade habilitada em oncologia do SUS.
Palestrante: Pascoal Marracini

Presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer/ABIFICC e Diretor Geral do Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho

Saiba Mais

10 às 11h
Gestão de serviços de quimioterapia X Incorporações de tratamentos sistêmicos no SUS.
Palestrante: Patricia Ratto
Oncologista na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e UNIMED São Carlos
11h às 11h30 – Coffee Break
11h30 às 13h
Maximização do faturamento em oncologia.
Palestrante: Maria Fátima da Conceição
Gerente Técnica da Fehosp

Palestrante: Vanderlei Soares Moya
Médico da Secretaria de Estado das Saúde de São Paulo há 37 anos. Há 18 anos atuando como auditor em saúde no Grupo Normativo de Auditoria e Controle em Saúde da Coordenação de Regiões de Saúde da SESSP.
Especialista em Gestão da Atenção à Saúde.

Saiba Mais

13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h30
A genômica na realidade dos hospitais oncológicos: utopia ou realidade.
Palestrante: Monika Conchon
MD. PhD. Onco-hematologia. Head de Onco-hematologia GeneOne. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia – ABHH
Palestrante:  Henrique Galvão
Head de Oncogenética GeneOne. MD. Geneticista. Ex-fellow em oncogenética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Mestre em saúde da criança e do adolescente pela UFRGS. Doutorando em oncologia pelo Hospital de Câncer de Barretos
15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 17h30
Linha de cuidado: os benefícios da navegação do paciente nos hospitais.
Palestrante: Sandra Marques Silva Gioia
Cirurgiã Oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA); Mestre em Gestão em Tecnologia e Inovação em Saúde pelo Hospital Sírio Libanês;
MBA em Data Science e Tecnologia da Informação em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein; Embaixadora do Global Cancer Institute e Membro da Iniciativa Global de Câncer de Mama da Organização Mundial da Saúde.

Saiba Mais

Palestrante: Ariel Macena

É pesquisador e líder de projetos de inovação social, arquiteto pela FAUUSP e mestre e doutorando em políticas públicas pela UFABC. Há 10 anos atua e presta consultoria a organizações do terceiro setor em ações de impacto e inovação, especialmente na área de saúde pública, buscando sempre conectar governo e sociedade em projetos que melhorem a qualidade de vida das pessoas

Palestrante: Cristina Moro
Diretora de Desenvolvimento e Saúde – Hospital Amaral Carvalho de Jaú.

Programação sujeito a alteração

FÓRUM - Inovação e Tecnologia - 07 de Junho

O poder da informação em rede na indústria da saúde tem recebido fortes modificações em virtude da tecnologia e da inovação. As mudanças atingem todas as áreas, principalmente com a pandemia do COVID-19.
Mais do que nunca estas tecnologias estão presentes dia a dia e os hospitais precisam melhorar a sua produtividade, a qualidade dos procedimentos e ampliar o número de atendimentos, tratamentos e realização de exames, principalmente das doenças crônicas e respiratórias, pois a nossa sociedade está ficando mais velha em virtude do aumento da expectativa de vida da população e novas doenças e suas mutações.
Adicionalmente, vivemos num mundo cada vez mais conectado em que recebemos e repassamos opiniões numa velocidade inimaginável a ponto de interferir na imagem da organização de saúde tanto de forma positiva quanto negativa. Com isso, não existe mais tempo para amadorismos. Logo, a assistência em saúde, apoiada pelas tecnologias e inovações, precisam ser suportadas por práticas que traduzam o respeito ao ser humano alinhada à sustentabilidade organizacional.

09h às 10h
O impacto da genética na medicina 4 P. e o futuro da saúde.
Palestrantes: Hércules Pereira Neves

Doutor em microeletrônica pela Universidade de Edimburgo (Escócia)
Pesquisador Sênior na área de nanotecnologia aplicada à saúde da FIOCRUZ; pesquisas em eletrodos para implantes cerebrais, metodologias para diagnóstico molecular in vitro, biomateriais.

Saiba Mais

10h às 11h
O Uso de Aplicativos – APP para controle de OPME, como forma de inovação na saúde: Case: Santa Casa de Franca
Palestrante: Fábio Fernando da Silva

Mestre em Ciência de Dados pela USP de São Carlos e engenheiro eletricista pela Fundação Educacional de Barretos. Começou a carreira na área de tecnologia em 1993, sendo microempreendedor de 1994 a 2003. Foi professor da rede SENAC de 2004 a 2010. Foi gerente de tecnologia da Comfrio Soluções Logísticas de 2010 a 2017, head de Tecnologia na SuperFrio de 2017 a 2018 e desde 2019 é CIO da SuperFrio, que explora a indústria de logística frigorificada em todo o território brasileiro. Desde 2006 é professor universitário da Fundação Educacional de Barretos no curso de Sistemas de Informação.

Saiba Mais

Palestrante: Guilherme Ribeiro
Consultor de Inovação no Grupo Santa Casa de Franca

Saiba Mais

11h às 11h30 – Coffee Break
11h30 às 12h30
Valor e estratégia para a interoperabilidade na saúde: a importância de se comunicar
Palestrantes: Daniel Camillo Rocha

Formado em Analise de Sistemas, pós graduado em engenharia de software, MBA de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação e Gestão de Negócios, Inovação e Empreendorismo pela FGV, possui vasta experiência no planejamento e gestão da área de tecnologia da informação no segmento de saúde em Operadoras, Hospitais, Clínicas e Laboratórios.

Saiba Mais

12h30 às 13h
A Digitalização do centro de imagem e o impacto nos custos de hospitais filantrópicos e Santas Casas”
Palestrante: Danilo Cândido de Souza

Formado em Gestão de Tecnologia da Informação, com especialização em segurança de redes de computadores e certificação HL7 International, tem vasta experiência em sistemas de gestão de imagens médicas nos setores públicos e privados. Atualmente é gestor comercial da Animati Netpacs e já participou da implementação de sistemas PACS em centenas de clínicas e hospitais com tecnologias que trazem eficiência e redução de custos operacionais.

Saiba Mais

13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h30
O desafio do uso dos indicadores com impacto na inovação.
Palestrante: Cláudia Hermínia de Lima e Silva

Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo ISCTE/Lisboa, professora do MBA Gestão Saúde FGV, Consultora em gestão e inovação em saúde, diretora executiva do Comitê de Gestores em Saúde de Minas Gerais (COGESMIG), Membro do Comitê Científico da CMB, Diretora Geral do Hospital Evangélico (AEBMG).

Saiba Mais

15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 16h30
Como a telemedicina e telerradiologia transformaram a jornada do paciente nas entidades filantropicas.
Palestrante: Jihan Zoghbi

Jihan Zoghbi é presidente da Dr.TIS, healthtech em telemedicina e gestão de imagens médicas na nuvem, e também presidente da Associação Brasileira de CIOs em Saúde – ABCIS.  Graduada em Matemática pela Universidade Americana de Beirute, mestre e doutora em Ciências da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP).

Saiba Mais

16h30 às 17h30
Inteligência Artificial na confirmação de consultas e exames, reduzindo o absenteísmo.
Palestrante: Roberto Dozol Machado

Formação em Tecnologia da Informação pela Universidade
Federal de Santa Catarina, atua com tecnologia há mais de
10 anos e está à frente da Startup Nina há 5 anos, especialista
em redução de no-show em clínicas, hospitais e operadoras de saúde.

Saiba Mais

17h às 17h30 – Perguntas e Respostas

Programação sujeito a alteração

EIXO GESTÃO COM PESSOAS

Pensar no legado das Santas Casas e Hospitais Beneficentes e na perpetuação do mesmo para a transformação dos processos, requer observar se estamos mais como gestores tradicionais ou líderes ágeis voltados ao foco de crescimento com foco no propósito que estimula a troca de ideias, a proximidade e a escuta ativa dos liderados.

Os negócios que mantêm gestores que ainda acreditam na força dos crachás e exercitam comando e controle com padrões autoritários tendem ao insucesso e não contagiam os talentos. Com isso, exercitar a gestão compassiva e se transformar em líder servidor requer capacitação da liderança, humildade e autocrítica da mudança do modelo mental.

Neste painel, serão tratados assuntos que dizem respeito ao bem mais precioso que são as pessoas que caminham com as organizações e, pensar nas pessoas, torna-se necessário discutir estratégias para promover a diversidade, rever a estrutura clássica dos departamentos que prejudicam tanto a colaboração como a inovação, e instituir jornadas colaborativas que visem o crescimento das pessoas nas organizações. Afinal, todos são do mesmo time e não concorrentes entre si.

Portanto, o 31º Congresso Fehosp desafiará os líderes das Santas Casas e Hospitais Beneficentes a serem líderes que inspirem, colaborem e instiguem os seus times, ou seja, uma presença viva e ativa na caminhada desses profissionais, respeitando a característica de cada pessoa, cuidando da saúde mental, tendo metas claras e factíveis, celebrando as pequenas conquistas para o crescimento de todos, construirá ambientes sólidos e sadios que exponenciarão os resultados.

Essa construção, apoiada em legados inspiradores, transformará o futuro.

08h30 às 09h10
Gestão com Pessoas: Como encantar talentos com uma cultura de confiança
Palestrante: Bruno Szarf

Diretor Executivo de Recursos Humanos – Cruzeiro do Sul Educacional

Saiba Mais

09h10 às 09h40
Case de Sucesso com premiação
09h40 às 09h50 – Perguntas e Respostas
09h50 às 10h50
Dinâmica – “Gente para negócios”
Palestrante: Mhconsult – Consultoria em cultura, estratégia e inovação
10h50 às 11h30
Tudo acontece com pessoas e para pessoas
Palestrante: Dimas Tadeu Covas

Presidente do Instituto Butantan e do Conselho Curador da Fundação Butantan

Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (1981), mestre (1986) e doutor (1993) em medicina pela mesma instituição, é livre-docente da USP desde 1999. Atualmente é professor titular de medicina clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, diretor-presidente da Fundação Hemocentro e presidente regional do Hemocentro de Ribeirão Preto. Diretor da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, membro da Sociedade Americana de Hematologia e da Associação Europeia de Hematologia, é um dos integrantes do Centro de Contingência do Coronavírus do estado de São Paulo.

Saiba Mais

11h30 às 12h
Encerramento com Rodrigo Garcia

Governador do Estado de São Paulo

Programação sujeito a alteração

EIXO SUSTENTABILIDADE (SOCIAL, AMBIENTAL, ECONÔMICA E GOVERNANÇA) – ESG*

Chegamos ao terceiro eixo temático do 31º Congresso Fehosp que muito impacta as operações de todas as entidades de saúde, pois o papel na sociedade, as questões ambientais e a relevância na cadeia econômica com a geração de emprego e renda são relevantes para a governança institucional.

Desta maneira, o setor de saúde filantrópica tem que se manter atualizado diante do contexto para a sustentabilidade, pois as discussões neste painel tratarão do *ESG (Environmental, Social and Governance), ou seja, das atitudes das organizações referente ao Ambiental, Social e Governança posto que a procrastinação desses temas compromete o tempo passado, o tempo presente e o tempo futuro das organizações.

É de extrema urgência que as lideranças da área de saúde deem destaque à importância da governança corporativa, riscos e compliance, cuja a instrumentalização do ESG, evidenciará o quanto de fato as organizações buscam mitigar os seus impactos no meio ambiente, o nível de engajamento das questões sociais, o uso responsável dos recursos, equilíbrio econômico das operações e as políticas voltadas aos colaboradores e parceiros.

Assim, os debates neste painel nos darão pistas para garantir um futuro digno e igualitário para as pessoas, entender que a prosperidade ocorre quando o crescimento financeiro se alia à harmonia com a natureza, promover uma cultura de paz, justiça e inclusão social nos ambientes de trabalho, extirpando a contracultura do medo e ambientes tóxicos, fomentando parcerias em ações com impactos locais e reflexos globais e a proteção dos recursos naturais do planeta Terra, a nossa casa comum, para as gerações futuras.

08h30 às 10h
Liderança sustentável – Decifrando o ESG e os desafios para o futuro
Palestrante: Juliana Bernardo
Consultora, docente e advogada dedicada aos temas de Governança Corporativa e ESG. É também a fundadora da QUOR – Educação Executiva em ESG.

Saiba Mais

Palestrante: Ana Paula Shuay 
Formada em Administração de empresas, e com MBA em Gestão de Seguros pela FGV, trabalhando em Banco de Desenvolvimento há mais de 10 anos, atuando na área de negócios e no apoio às empresas na busca de financiamento para o crescimento de seu negócio.

Saiba Mais

10h às 10h30
Case
Palestrante: Evaldo Praça Ferreira

Vice-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes). Durante oito anos também integrou a diretoria nacional da Cáritas Brasileira como diretor-tesoureiro e diretor-secretário. Atual exerce a função de relação Institucional da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim ES.

Saiba Mais

10h30 às 11h – Coffee Break
11h às 11h30
Case de Sucesso com premiação
11h30 às 12h – Perguntas e Respostas
12h30 às 14h30 – Almoço

EIXO CAPTAÇÃO DE RECURSOS.

As Santas Casas e Hospitais Beneficentes possuem inúmeras ações voltadas à captação de recursos ao longo de suas existências, bastando observar como foram constituídos, por exemplo, os bens imóveis tanto para o atendimento ambulatorial e internação da população quanto aqueles destinados para geração de receitas.

Toda ação desenvolvida por uma entidade sem fins lucrativos para mobilizar a entrada de insumos financeiros e materiais pode ser entendida como captação de recursos. No entanto, precisa ser de forma estratégica, planejada e requer metodologia, métrica e prestação de contas aos doadores (benfeitores), dando transparência que gera credibilidade a fim de manter o ciclo virtuoso junto à sociedade.

Aquele que doa ou disponibiliza recursos por meio de projetos ou programas públicos ou privados, precisa ter o retorno do capital investido, a devida aplicação no objeto da proposta e conhecer os resultados auferidos por meio da efetivação da proposta, inclusive o número de vidas alcançadas.

Com isso, os Congressistas terão a oportunidade de dialogar com debatedores das iniciativas pública e privada, posto que os casos refletirão ações concretas, orientações e diversificação das inúmeras possibilidades de captar recursos junto às empresas e governo, mas sempre priorizando a transparência dos processos.

14h30 às 15h20
A sinergia entre os atores da cadeia da saúde
Palestrante: Leandro Fonseca
Healthcare Executive & Advisor – Novartis Brasil

Saiba Mais

Palestrante: João Pieroni

Chefe do departamento responsável pelas iniciativas e financiamentos do BNDES para o Complexo da Saúde.

15h20 às 15h30 – Perguntas e Respostas
15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 16h30 – Continuação do tema acima
Palestrante: Dárcio Guedes Júnior
Diretor Executivo do Fundo Nacional de Saúde – FNS
16h30 às 17h
Case de Sucesso
Palestrante: Anis Ghattás Mitri Filho

Médico, Executivo em saúde, Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes. Com atuação de 11 anos em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, com experiência nos Setores Público, Privado e Terceiro Setor, Residência Médica em Cardiologia, Mestrado em Terapia Intensiva, MBA em Gestão em Saúde (FGV), MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS e Pós-graduação em Gestão Pública em Saúde pela Unicamp.

Saiba Mais

17h às 17h30
Case de Sucesso com premiação
17h30 às 18h – Perguntas e Respostas
18h às 18h30
Reconhecimento aos players doadores para os hospitais filantrópicos
Palestrante: Rogério Bartkevicius
Coordenador do 31º Congresso Fehosp

Palestrante: Edson Rogatti
Diretor-presidente da FEHOSP

18h30 – HAPPY HOUR – FEIRA DE EQUIPAMENTOS

Programação sujeito a alteração

EIXO FILANTROPIA

Sabemos que a origem do nome remonta ao termo: amor à humanidade e, neste contexto, nada mais significativo iniciar as mesas temáticas do 31º Congresso Fehosp com aquilo que nos é mais caro e que nos impulsiona toda caminhada no setor de saúde, ou seja, a singularidade das ações voltadas às pessoas.
Portanto, havemos que repensar nossas atitudes enquanto líderes de Santas Casas e Hospitais Beneficentes e oportunizar as parcerias estratégicas, posto que os desafios são gigantescos e os recursos cada vez mais escassos.
Tudo isso demanda de cada liderança perceber o momento atual e prospectar o futuro trazendo novos modelos de negócio e capacitando nossas equipes a fim de que mantenham o propósito missionário das Santas Casas e Hospitais Beneficentes.
Neste eixo, então, vivenciaremos o legado e entenderemos quais são os pontos principais para a mudança ou atualização de nossos modelos mentais e de negócio que impulsionem uma filantropia sustentável.

08h30 às 09h30
Um novo olhar sobre a filantropia na saúde.
Palestrante: Fernando Torelly
CEO do HCor

Saiba Mais

Palestrante: Luana Araujo

Médica em Doenças Infecciosas ( Médica e Residente – Universidade Federal do Rio de Janeiro – ufrj, Brasil), Mestre em Saúde Pública pela Johns Hopkins Bloomberg e a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer.
Consultora em Saúde Pública Global, Palestrante, Professora, Analytics Medical Consultant, Hospital Albert Einstein.

Saiba Mais

09h30 às 10h
Case de Sucesso com premiação
10h às 10h30 – Perguntas e Respostas
10h30 às 11h – Coffee Break
11h às 12h
Um futuro transformador requer um novo líder
Palestrante: Antonio Muniz
Líder de tecnologia e agilidade, idealizador e autor de 16 livros, palestrante e professor de MBA

Saiba Mais

12h às 12h30 – Perguntas e Respostas
12h30 às 14h30 – Almoço

EIXO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Muitas vezes, somos levados a pensar que tecnologia e inovação são “sinônimos”, mas inovar nada mais é do que tornar novo, renovar e restaurar, ou seja, é fazer algo como não era feito antes; já tecnologia, é um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas.
Dito isto, precisamos refletir sobre o grau de envolvimento das lideranças nos processos de inovação e incorporação de tecnologias e perceber como essas duas vertentes são conduzidas nas organizações de saúde.
Assim, neste eixo, serão apresentadas soluções que permitirão desmistificar os conceitos de inovação e tecnologia para o fortalecimento da gestão dos serviços de saúde, como esses termos permeiam as organizações e são capilarizados nas operações, inclusive o impacto na cultura organizacional, os insights para alavancar os serviços, controles, segurança e exponenciação dos resultados.
Para tanto, o líder em saúde precisa conhecer o seu negócio por meio de indicadores e oportunizar soluções que visem ampliar a capacidade analítica para a tomada de decisões estratégicas, conhecendo soluções viáveis que passam pela automação e pela (re)configuração da mente das lideranças.
O que se busca é compromisso permanente com a competitividade mantendo os talentos humanos e exponenciando os resultados.

14h30 às 15h30
Comprometimento com a cultura da inovação para transformação da gestão da saúde.
Palestrante: Venâncio Jacinto Guimarães Neto 

Administração de Empresas pelo Insper, com pós-graduação pela Fia-USP e MBA pelo próprio Insper. Após ter atuado no segmento financeiro em cadeiras de Desenvolvimento Organizacional, Treinamento e Desenvolvimento e Business Partner, se juntou a DASA na cadeira de Operações e Serviços de RH. Dentro da DASA, depois dessa cadeira, foi responsável pela área de Transformação Digital, Gestão Estratégia e Experiência do Paciente. Atualmente é o diretor de Produtos, Pessoas e Cultura da DASA.

Saiba Mais

15h30 às 16h – Perguntas e Respostas
16h às 16h30 – Coffee Break
16h30 às 17h50
Inovação de gestão na prática
Palestrante: Dr. César Abicalaffe
Médico com Mestrado em Economia da Saúde pela Universidade de York – Inglaterra e com MBA em Estratégia e Gestão Empresarial pela UFPR. CEO da 2iM –Inteligência Médica S/A e Presidente do IBRAVS – Instituto Brasileiro de Valor em Saúde.

Saiba Mais

Palestrante: Chao Lung Wen

Chefe da disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento Organizacional em Telemedicina e Telessaúde Integrada do programa de Saúde Digital do HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Atua como professor associado da USP e lidera o grupo de pesquisa em Telemedicina, Educação Digital e Saúde Conectada da universidade no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), além de membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde e da Comissão de Análise da Resolução de Telemedicina do Conselho Federal de Medicina.

Saiba Mais

17h50 às 18h20
Indicadores Mais Saúde FEHOSP – A gestão apoiada por indicadores
Palestrantes: André Almeida

Atualmente é CDO da empresa Numb3rs, e consultor do Banco Mundial para questões de Informática em Saúde. Pós-graduado em Administração de Serviços de Saúde pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Saúde Pública (2006), mestre do curso de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2011), graduado em matemática e administração de empresas.

Palestrante: Maria Beatriz Nunes Pires

Graduada em Administração Hospitalar pelas Faculdades Integradas São Camilo, São Paulo – SP, Pós-Graduada em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde no Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde PROAHSA pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo e em Controladoria e Finanças em Saúde pela Universidade Estadual de Maringá-PR. Especialista nas áreas de custos, gestão financeira e processos.

Saiba Mais

18h20 às 18h50
Case de Sucesso com premiação
18h50 às 19h – Perguntas e Respostas
19h  – HAPPY HOUR – FEIRA DE EQUIPAMENTOS

Programação sujeito a alteração

PRÉ-CONGRESSO - 06 de junho 14h às 17h

Sala 01 – PROGRAMA MAIS SANTAS CASAS
Palestrante: Osmar Mikio Moriwaki
Coordenador de Saúde
Coordenadoria de Regiões de Saúde/SES/SP
Sala 02 – DCEBAS – NOVA LEI DA FILANTROPIA
Palestrante: Sonires Barbosa
Coordenador da Coordenação Geral de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde – CGCER/DCEBAS/SAES

Saiba Mais

Palestrante: Maria Yvelônia
Secretária Nacional de Assistência Social – SNAS

Palestrante: Sergio Ricardo Ischiara

Diretor

Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS

Secretario Nacional de Assistência Social – SNAS

Secretario Especial de Desenvolvimento Social – SEDS

Saiba Mais

Sala 03 – SAÚDE MENTAL
Palestrante: Rafael Bernardon

Coordenador na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde.Possui graduação em medicina pela Universidade de São Paulo (2002) e residência médica em Psiquiatria no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (2006). Mestre em psiquiatria clínica forense pelo Institute of Psychiatry do King’s College (London – UK). Possui especialização em Gestão de Atenção à Saúde pelo IEP – Hospital Sírio Libanês e Fundação Dom Cabral. Professor Doutor em Ciências pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2020). Coordenou o Serviço de Forense do Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental da Santa Casa de São Paulo (PJUR). Atuou como assessor técnico de Gabinete na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo de 2011 a 2017. Foi coordenador adjunto na Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde. Foi diretor técnico do CAISM UNIFESP SPDM.

Saiba Mais

Palestrante: Hérica Débora

Gestora, graduada em Contabilidade e Análise de Sistemas, especialista em Gestão Financeira de Empresas, Administração Hospitalar, Controladoria e Mestre em Engenharia de Produção. Domínio em processos de Gerenciamento Administrativo, Operação, Faturamento, Controladoria, Financeiro, Gestão de pessoas e Gestão de Processos. 24 anos de experiência no segmento educação e saúde, atuando em universidades e hospitais privados, filantrópicos e de rede, ocupando cargos de liderança, respondendo por implantação, reestruturação e gestão de serviços.

Saiba Mais

Palestrante: Quirino Cordeiro Junior

Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania(2019-atual). Coordenador-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde (2017-2019). Membro do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas
(CONAD) do Ministério da Justiça (2017-atual). Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2010-atual), do qual foi Diretor (2011-2017). Professor Afiliado do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2014-atual). Diretor do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) do Complexo Hospitalar do Juquery (2010-2011). Diretor do CAISM-Vila Mariana da Santa Casa de São Paulo (2011-2016). Diretor do Hospital Cantareira da SPDM/UNIFESP (2016-2017).
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) (1997). Residência em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2000), onde foi Preceptor da Graduação (2001). Doutorado em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP (2007). Especialização em Bioética (2009) e Medicina Legal (2010) pela Faculdade de Medicina da USP. Título de Especialista em Psiquiatria (2002) e Psiquiatria Forense (2010) pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

Saiba Mais

18h00
Abertura Oficial com autoridades
Marco Regulatório das Filantrópicas
Palestrante: Marco Bertaiolli – Deputado Federal
18h30
Palestra de Abertura
Palestrante: Jairo Martiniano

Psicólogo e administrador de empresas; Especialista em motivação e liderança; Mestrando em liderança; Master coach pela SLAC; Palestrante profissional 28 anos na área de gestão de pessoas; Criador do projeto Stand Up Corporativo que leva descontração, bom humor e conteúdo para pessoas no Brasil e no exterior.

Saiba Mais