Programação sujeito a alteração

EIXO SUSTENTABILIDADE (SOCIAL, AMBIENTAL, ECONÔMICA E GOVERNANÇA) – ESG*

Chegamos ao terceiro eixo temático do 31º Congresso Fehosp que muito impacta as operações de todas as entidades de saúde, pois o papel na sociedade, as questões ambientais e a relevância na cadeia econômica com a geração de emprego e renda são relevantes para a governança institucional.

Desta maneira, o setor de saúde filantrópica tem que se manter atualizado diante do contexto para a sustentabilidade, pois as discussões neste painel tratarão do *ESG (Environmental, Social and Governance), ou seja, das atitudes das organizações referente ao Ambiental, Social e Governança posto que a procrastinação desses temas compromete o tempo passado, o tempo presente e o tempo futuro das organizações.

É de extrema urgência que as lideranças da área de saúde deem destaque à importância da governança corporativa, riscos e compliance, cuja a instrumentalização do ESG, evidenciará o quanto de fato as organizações buscam mitigar os seus impactos no meio ambiente, o nível de engajamento das questões sociais, o uso responsável dos recursos, equilíbrio econômico das operações e as políticas voltadas aos colaboradores e parceiros.

Assim, os debates neste painel nos darão pistas para garantir um futuro digno e igualitário para as pessoas, entender que a prosperidade ocorre quando o crescimento financeiro se alia à harmonia com a natureza, promover uma cultura de paz, justiça e inclusão social nos ambientes de trabalho, extirpando a contracultura do medo e ambientes tóxicos, fomentando parcerias em ações com impactos locais e reflexos globais e a proteção dos recursos naturais do planeta Terra, a nossa casa comum, para as gerações futuras.

08h30 às 10h
Liderança sustentável – Decifrando o ESG e os desafios para o futuro
Palestrante: Juliana Bernardo
Consultora, docente e advogada dedicada aos temas de Governança Corporativa e ESG. É também a fundadora da QUOR – Educação Executiva em ESG.

Saiba Mais

Palestrante: Ana Paula Shuay 
Formada em Administração de empresas, e com MBA em Gestão de Seguros pela FGV, trabalhando em Banco de Desenvolvimento há mais de 10 anos, atuando na área de negócios e no apoio às empresas na busca de financiamento para o crescimento de seu negócio.

Saiba Mais

10h às 10h30
Case
Palestrante: Evaldo Praça Ferreira

Vice-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes). Durante oito anos também integrou a diretoria nacional da Cáritas Brasileira como diretor-tesoureiro e diretor-secretário. Atual exerce a função de relação Institucional da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim ES.

Saiba Mais

10h30 às 11h – Coffee Break
11h às 11h30
Case de Sucesso com premiação
11h30 às 12h – Perguntas e Respostas
12h30 às 14h30 – Almoço

EIXO CAPTAÇÃO DE RECURSOS.

As Santas Casas e Hospitais Beneficentes possuem inúmeras ações voltadas à captação de recursos ao longo de suas existências, bastando observar como foram constituídos, por exemplo, os bens imóveis tanto para o atendimento ambulatorial e internação da população quanto aqueles destinados para geração de receitas.

Toda ação desenvolvida por uma entidade sem fins lucrativos para mobilizar a entrada de insumos financeiros e materiais pode ser entendida como captação de recursos. No entanto, precisa ser de forma estratégica, planejada e requer metodologia, métrica e prestação de contas aos doadores (benfeitores), dando transparência que gera credibilidade a fim de manter o ciclo virtuoso junto à sociedade.

Aquele que doa ou disponibiliza recursos por meio de projetos ou programas públicos ou privados, precisa ter o retorno do capital investido, a devida aplicação no objeto da proposta e conhecer os resultados auferidos por meio da efetivação da proposta, inclusive o número de vidas alcançadas.

Com isso, os Congressistas terão a oportunidade de dialogar com debatedores das iniciativas pública e privada, posto que os casos refletirão ações concretas, orientações e diversificação das inúmeras possibilidades de captar recursos junto às empresas e governo, mas sempre priorizando a transparência dos processos.

14h30 às 15h20
A sinergia entre os atores da cadeia da saúde
Palestrante: Leandro Fonseca
Healthcare Executive & Advisor – Novartis Brasil

Saiba Mais

Palestrante: João Pieroni

Chefe do departamento responsável pelas iniciativas e financiamentos do BNDES para o Complexo da Saúde.

15h20 às 15h30 – Perguntas e Respostas
15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 16h30 – Continuação do tema acima
Palestrante:Dárcio Guedes Júnior
Diretor Executivo do Fundo Nacional de Saúde – FNS
16h30 às 17h
Case de Sucesso
Palestrante: Anis Ghattás Mitri Filho

Médico, Executivo em saúde, Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes. Com atuação de 11 anos em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, com experiência nos Setores Público, Privado e Terceiro Setor, Residência Médica em Cardiologia, Mestrado em Terapia Intensiva, MBA em Gestão em Saúde (FGV), MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS e Pós-graduação em Gestão Pública em Saúde pela Unicamp.

Saiba Mais

17h às 17h30
Case de Sucesso com premiação
17h30 às 18h – Perguntas e Respostas
18h às 18h30
Reconhecimento aos players doadores para os hospitais filantrópicos
Palestrante: Rogério Bartkevicius
Coordenador do 31º Congresso Fehosp

Palestrante: Edson Rogatti
Diretor-presidente da FEHOSP

18h30 – HAPPY HOUR – FEIRA DE EQUIPAMENTOS