Programação sujeito a alteração

FÓRUM - Qualidade e Segurança do Paciente - 07/06

A Pandemia do Sars-Cov-2 e seus impactos econômicos, sociais, ambientais e na organização das redes de saúde, evidenciou o quanto é significativo para as organizações de saúde focar na centralidade da assistência ao paciente e na gestão da melhoria permanente de processos.

Falar em paciente requer uma profunda reflexão, pois no seu entorno, existem diversas comunidades: hospitalar, familiar e governamental aliados aos órgãos de controle e judiciário.

Assim, a centralidade dos atendimentos no paciente requer o repensar de protocolos, condutas, indicadores, modelo de comunicação e ampliar as relações de todos os partícipes.

A percepção de valor não se resume aos edifícios, equipamentos, técnicas e tecnologias, mas o quão eficaz foi o atendimento ao paciente e quais experiências foram vivenciadas, ou seja, aquilo que o tocou durante o seu atendimento de bom ou ruim, marcará a sua passagem na unidade de saúde.

Isto posto, a assistência em saúde exige que seja ofertado um ambiente seguro, e, isso, perpassa pela observância da saúde mental das equipes, capacitação e valorização de cada pessoa.

Nesse contexto, os participantes deste Fórum terão a oportunidade de debater temas relevantes para a qualidade e segurança do paciente com olhar ampliado no essencial, foco em resultados e práticas colaborativas a fim de que possam ser implementadas nas suas unidades de saúde.

09h às 10h15
Movimento: “O que importa para você?”
Palestrante: Camila Lorenz
Diretora de Experiências da Zeps Strategy Agency. Administradora Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo, MBA em Marketing pela USP, Champion do What Matters to You Movement, Especialista em Ciência da Melhoria- Institute for Healthcare Improvement e Especialista em Experiência do Paciente

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10h15 às 11h
Soluções digitais e metodologias ativas: impactos na Qualidade e Segurança do Paciente
Debatedora: Marília Damasceno 

Fundadora da empresa de consultoria Selecta Gestão em Saúde.

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Debatedora: Ana Flávia Camargo da Torre Felix

Sócia fundadora da Maturità Serviços Especializados, empresa de consultoria, assessoria e educação corporativa.

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Mediadora: Kele Dias

Gerente Comercial de Produtos da Unidade de Gestão Estratégica e Qualidade da MV.

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11h às 11h30 – Coffee Break
11h30 às 13h
Gestão de riscos assistenciais.
Palestrantes: Priscila Rosseto de Toledo

Com experiência de 21 anos no segmento de Saúde, sendo os últimos 12 deles voltados para a área de Qualidade, Segurança, Práticas Assistenciais e Experiência do Paciente, Priscila é, desde o final de 2019, gerente-executiva de Qualidade, Segurança e Práticas Assistenciais da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Também teve passagens pelas áreas assistenciais e executivas de instituições como Dasa, Rede D’Or São Luiz, Hospital Samaritano Higienópolis e UnitedHealth Group Brasil.

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13h às 14h30 – Almoço
14h30 às 15h30
Machine Learning: é possível usar os dados do passado para atender com mais segurança os pacientes no presente?
Palestrante: Marcius Conceição Prestes
Gerente de Fluxo no Hospital Mãe de Deus, responsável pelo programa de Acesso e Fluxo do Paciente e o Centro de Comando Operacional.

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15h30 às 16h – Coffee Break
16h às 17h30
Ciência da melhoria.
Palestrante: Paula Tuma

Gerente de Qualidade Médica e SCIH na Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

Faculty do Institute for Healthcare Improvement (IHI)

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Palestrante: Vilani Kremer
Médica, Cirurgiã pediátrica no Hospital Oncopediátrico Erastinho e Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná.